Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador é homenageado na abertura do 5º Fest Aruanda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, participou na noite de ontem da abertura do 5º Fest-Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, no Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa. Ele foi homenageado com um troféu em reconhecimento ao incentivo que o Governo do Estado vem dando à cultura paraibana.

Para Maranhão o Fest-Aruanda vem, a cada ano, se consolidando como um grande evento do calendário cultural, além de ser uma oportunidade para os paraibanos de conhecer o que está sendo produzido no Brasil. “O festival é importante para cinema da Paraíba. A contribuição que estamos dando é porque reconhecemos que é preciso prestigiar a arte”, comentou o governador, acrescentando que o filme escolhido para a pré-estréia, "Lula, o filho do Brasil", nos faz refletir sobre a prática do bem, da fé e esperança de um futuro melhor.

O coordenador do evento, Lúcio Vilar, falou do apoio do Governo do Estado para realização do festival deste ano e da homenagem concedida ao governador José Maranhão. “É justa a homenagem, porque em quatro anos de evento nunca contamos com um centavo do Governo do Estado, o tratamento foi a pão e água. Este ano, já em março começamos a conversar e abriu um novo leque de apoio com essa parceria. O estado precisa dar a devida cobertura aos eventos culturais”, concluiu.

Na abertura do 5º Fest-Aruanda o homenageado da noite foi o governador José Maranhão. Ele recebeu um troféu simbolizando o apoio que o Governo do Estado deu ao evento. Em seguida, aconteceu a exibição do curta metragem “Kohbac – A Maldição da Câmera Vermelha”, uma produção do Neppau e a pré-estréia nacional do filme "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto. O festival vai exibir durante uma semana 80 horas de projeção de filmes e vídeos representativos da produção audiovisual brasileira. Além de palestras, debates e oficinas. A entrada é franca.

O filme – Começa em 1945, no Sertão de Pernambuco, onde nasceu Luiz Inácio da Silva, o sétimo filho de Dona Lindu. Através da sofrida história dessa família conhecemos a vida do então presidente do Brasil, o Lula. Na Paraíba, a pré-estréia do longa-metragem contou com a presença do ator, Sóstenes Vital, que interpreta o irmão de Lula. “O filme mostra a força da união de uma família e a amizade entre os irmãos”, explicou.   
 
História – O Festival Aruanda nasceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), após o sucesso do Prêmio Rodrigo Rocha de Vídeo Universitário, em 2003.  Sendo instituída a premiação Troféu Aruanda e Troféu Rodrigo Rocha, uma homenagem ao jornalista e videasta paraibano, morto em 1996 quando participava de uma produção cinematográfica. Já o nome Aruanda, do filme que é o símbolo da tendência documental e caracteriza o cinema na Paraíba desde os anos 60. O festival é aberto à participação de estudantes universitários de todo o país, além de ex-alunos com produções realizadas durante o período letivo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel