Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ele nos (des)mata de vergonha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Incêndios e desmatamentos sempre existiram na Amazônia, não surgiram durante o atual governo, mas um presidente da República tão incompetente, desinformado e insensível para lidar com esse problema é a primeira vez que aparece.

A agência Lupa apurou que, entre os meses de janeiro e julho de 2019, foram registrados pelo Inpe 15.924 focos de queimadas na Amazônia. Este é o maior número para a região desde 2016, e representa um crescimento de 35,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 20 anos, o número médio de focos de incêndio observados nos sete primeiros meses do ano foi de 14.015 – ou seja, ligeiramente abaixo do registrado em 2019”. Ou seja, o bicho é feio e precisa ser dominado, mas não é tão feio como parece, do ponto de vista histórico. Porém, a crise tomou uma gigantesca proporção porque o governo brasileiro não tem ainda uma política ambiental clara, aliás, não sabe o que fazer. Está num mato sem cachorro.

Se Bolsonaro pelo menos fechasse a boca e deixasse o assunto nas mãos de especialistas, metade da crise já estaria resolvida. O Brasil não teria perdido milhões em ajuda financeira internacional e não seria protagonista de um vexame global, inclusive alvo de ameaça de sanções econômicas. O pensamento antiambientalista do presidente está na contramão dos países desenvolvidos. E o agronegócio brasileiro já teme problemas nas exportações.

É óbvio que existe interesse econômico internacional na Amazônia, além das questões climáticas e ambientais, não é somente bondade. Mas um governo competente saberia conciliar interesses internos e externos, administrar conflitos e reverter a crise, soberanamente. Mas o presidente prefere botar lenha na fogueira, desacreditar cientistas e usar o achismo ideológico como política ambiental. É um selvagem.

Como não sabe debelar a crise, parte para o ataque, inclusive criando inimigos imaginários. Um discurso que hoje acalenta apenas a bolha bolsonarista, que acredita que o presidente está sempre certo, e o mundo todo sempre está errado. Na cabeça de Bolsonaro e dos seus seguidores, o mundo é dominado pela esquerda, pelo comunismo e existe uma conspiração internacional para prejudicar a imagem do seu governo.

Não, presidente. O mundo sempre foi dominado pela direita e pelo capitalismo. O problema é que o senhor tem uma visão de mundo extremamente limitada mesmo. É só isso.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel