Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Focco reelege coordenação para exercício de 2010

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os órgãos integrantes do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) decidiram reconduzir a atual coordenação do movimento para o exercício de 2010. A eleição ocorreu em reunião plenária realizada no dia primeiro deste mês.

Foram reeleitos Rainério Rodrigues Leite, como coordenador executivo, e, como coordenadores adjuntos, Jaci Fernandes Sobrinho, Victor Carvalho Veggi e Ádrio Nobre Leite, representantes respectivamente do Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Segundo o Regimento Interno do Fórum a coordenação tem mandato de um ano prorrogável por mais um.

Segundo o coordenador executivo reeleito Rainério Rodrigues, a plenária entendeu que a coordenação atual imprimiu um novo ritmo aos trabalhos até  então desenvolvidos, tendo colhido durante o exercício de 2009 excelentes resultados, tanto no que diz respeito à aproximação entre os órgãos de fiscalização como no tocante à aproximação direta com a sociedade.

Rainério Rodrigues ponderou que os resultados obtidos se devem à colaboração de todos os envolvidos e à predisposição da coordenação atual de inovar no combate à corrupção na Paraíba. “O Focco ampliou as parcerias, otimizou os esforços dos órgãos de controle e, sobretudo, está incentivando a participação efetiva da população no controle dos gastos públicos”, afirmou.

Para o coordenador reeleito, o ano de 2010 será um ano de muitos desafios por causa das eleições. “O Focco e seus parceiros terão uma participação de suma importância nesse processo, que é a sensibilização do eleitorado quanto à necessidade de se escolher bons gestores para que, no futuro, sejam diminuídos os casos de desvios e malversação de recursos públicos".

Dia Internacional contra a Corrupção – O coordenador executivo do Focco enfatizou também a comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção, com a realização de  uma “Feira contra a Corrupção”, no Ponto de Cem Réis, centro da Capital. “Nesse local, haverá diversos estandes onde os órgãos integrantes e parceiros do Focco estarão interagindo com o cidadão, expondo os resultados obtidos, recebendo denúncias, ensinando a acessar os portais de informações sobre gastos públicos, além de realizarem pesquisa para saber da população em quais áreas gostariam que os órgãos dessem maior ênfase nas fiscalizações do próximo ano”. 

Relatório será publicado em evento – Na quarta-feira (9), o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) publicará seu relatório anual em praça pública, durante a Feira contra a Corrupção. O relatório é uma consolidação de todos os resultados obtidos durante o ano de 2009.

Segundo Rainério Rodrigues, será uma forma de prestar contas à sociedade sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos que integram o Fórum.

Estão confirmados estandes da Polícia Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Advocacia-Geral da União, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Ouvidoria Municipal, Ministério Público Estadual, Comitê Ficha Limpa de Guarabira, Programa Nacional de Educação Fiscal, Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, além do Ministério Público Federal e outras entidades que farão parte do estande do Focco. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre