Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa Praça da Gente vai a Cajazeiras neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Programa Praça da Gente, do Governo do Estado, se instala neste sábado, 5, no município de Cajazeiras, Alto Sertão paraibano, levando vários serviços de saúde e cidadania à população da região. O atendimento será feito a partir das 7h, na Praça das Oiticicas, no Centro da cidade. Em cinco unidades móveis e 25 tendas, serão realizadas consultas médicas, coleta de sangue, cadastro para doação de medula óssea, palestras, exposições, orientações, cursos, exibição de filmes, distribuição de sementes, cortes de cabelo e outros serviços. Mais de 200 profissionais do Estado, de órgãos parceiros e da Prefeitura de Cajazeiras vão trabalhar no atendimento à população.

Em plena praça, 20 casais vão oficializar as suas uniões. Os casamentos fazem parte dos serviços de cidadania disponibilizados pelo programa, que oferece ainda, emissão de documentos pessoais, divórcios, averbações, boletins de ocorrência e orientações jurídicas, entre outros. O dia também será de lazer para a população, que vai poder assistir a apresentações musicais e artísticas. No "Espaço da Oftalmologia" serão realizadas mais de 300 consultas, com direito a óculos de grau. Já no ‘Espaço Fique Sabendo’, as pessoas poderão fazer o teste rápido da Aids, que fica pronto em 15 minutos. No ‘Espaço Saúde Bucal’, crianças e adolescentes recebem aplicação de flúor, orientações sobre escovação e ganham kit com escova e creme dental.

Entre os outros serviços de saúde oferecidos no "Praça da Gente" estão consultas em clínicas de mastologia e dermatologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Mais de 40 mil atendimentos – Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Programa Praça da Gente foi lançado no dia 31 de outubro em Guarabira e já passou também por Patos, somando 42.308 atendimentos nos dois municípios. Para o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, o programa tem um efeito educativo importante, ao conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar a prevenção e o tratamento para diversas doenças.

“Temos um programa parecido aqui no município e a gente percebe, pelas estatísticas, que quando se concentra vários atendimentos num único local, os efeitos são maiores. Quando o Estado vai ao encontro do cidadão, temos um efeito educativo e multiplicador da consciência da educação em saúde, porque aquela pessoa que vai buscar o serviço, também acaba convencendo outras a fazer a mesma coisa”, disse.

O programa é coordenado pela SES – que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen – e conta com serviços das secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas

Motoboys protesto

Motoboy acusa dono de academia de agressão e entregadores protestam

Calendário, Maio, feriado

Maio tem feriado que pode ser prolongado; depois, só em junho e novembro

upgarden

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Mirante do Cabo Branco novo

Novo Mirante do Cabo Branco atrai pessoenses e turistas no Dia do Trabalhador

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta