Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estados e municípios estão fora da reforma da Previdência, diz Maia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Estados e municípios devem ficar de fora da reforma da Previdência, a não ser que os governadores consigam votos para ajudar a aprová-la no plenário da Câmara. A decisão foi tomada pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), após várias conversas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líderes partidários e membros da equipe econômica do governo.

O entendimento é de que o potencial de perda de votos é maior caso o parecer não traga essa mudança. O relator precisou escolher qual grupo atender: os parlamentares, principalmente do Centrão, que são contra a inclusão de estados e municípios, e os governadores, que querem se beneficiar da reforma. Na prática, o Centrão é capaz de agregar mais votos do que os governadores na hora da votação do texto.

Maia disse ter interesse em manter todos os entes na reforma, mas reforçou que “é uma questão política”. “No primeiro momento, ainda não ha acordo firmado. Então, o texto que virá amanha é um texto, a princípio, sem os governadores”, disse, após reunião com lideranças partidárias, no início desta quarta-feira (12/6).

O deputado afirmou que a Câmara está “construindo um acordo” com governadores e que, portanto, “essa questão de que eles estão excluídos não é verdade”. O parecer será apresentado pelo relator na quinta-feira (13/6), deve ser debatido na Comissão Especial até 24 de junho e votado pelo colegiado no dia 25, uma terça-feira. Maia espera poder pautá-lo no plenário na primeira semana de julho, antes do recesso parlamentar, que começa oficialmente em 18 de julho.

Até o fim das discussões, Moreira pode complementar o voto e incluir estados e municípios, caso mude de ideia. O texto pode ser alterado a qualquer momento durante a discussão da matéria, que se estenderá até julho, lembrou Maia. “(Caso se chegue a um acordo), na hora da votação, se apresenta uma emenda reincluindo os governadores. Até a votação no plenário a gente pode construir esse acordo”, explicou.

O texto também retira a proposta de capitalização. Maia se reunirá na tarde desta quarta-feira (12/6) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para estudar uma solução para que “o tema não seja excluído do debate”. Uma opção é acrescentar uma emenda com uma proposta mais flexível do que a da equipe econômica, como a do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que “teria mais chance de aprovação”, na avaliação de Maia.

Correio Braziliense

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados