Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A unificação das eleições no Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Há uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) tramitando no Congresso Nacional que objetiva unificar, no Brasil, obviamente em uma mesma data, as eleições para prefeito, vice-prefeito, vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, governador, vice-governador e presidente da República (e, claro, o vice).

A  jornalista Lena Guimarães, em artigo publicado no Correio da Paraíba do último domingo  (“Regras para 2020”), chama a atenção no sentido de que, se alguma modificação efetivamente se pretenda aprovar, esta tem de ocorrer até 4 de outubro deste corrente  ano de 2019. Não acontecendo, ficará “tudo como dantes no quartel de Abrantes”! E, dessa forma, teremos eleições municipais em 4 de outubro de 2020. Dois anos depois (2022), novas eleições para os mandatos estaduais e federais. Mais dois anos pra frente (2024), outras eleições municipais… e assim sucessivamente, ou seja, eleições no Brasil de dois em dois anos, acarretando, a cada vez, um gasto público de quase R$ 1,0 bilhão!

Unificar tais eleições para de quatro em quatro anos (ou, como muitos sugerem, de cinco em cinco anos) significaria uma  valiosíssima contribuição ao país em um tempo de tanta dificuldade econômico-financeira. E  racionaliza as gestões governamentais, evitando esse ciclo tão prejudicial que é o fato de, nem se começa direito a governar, já há uma campanha eleitoral pra se viver, e no ano que está pra concluir essa gestão, uma outra campanha eleitoral a enfrentar. Por isto e para isto, essa PEC que tramita no Congresso Nacional, propondo que os atuais mandatos municipais sejam prorrogados até 1º de janeiro de 2022.

Em razão do Encontro de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores que a FAMUP programou para o dia 24 de maio, em Campina Grande, encontro este para apreciar exatamente  este tema, o deputado federal Frei Anastácio declarou que “lá em Brasília não se escuta falar” sobre o assunto. Só quando chegou à Paraíba, semana passada, ficou sabendo. Bom seria que, agora, sabendo, o deputado federal Frei Anastácio também empunhe essa bandeira pela unificação das eleições, isto em nome da economicidade e racionalidade (implicando, também, em governabilidade).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas