Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Veneziano critica decisão do governo Bolsonaro de cortar recursos para Educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Titular da Comissão de Educação (CE) do Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) rechaçou a decisão do novo ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, de cortar em 30% os recursos de todas as universidades públicas do País. Inicialmente o ministro havia anunciado o corte para três universidades federais que estariam promovendo o que ele classificou como “balbúrdia” em seus câmpus.

Porém, o governo estendeu a decisão para todas as instituições públicas de ensino superior do País – incluindo os Institutos Federais de Educação. E, em decisão mais recente, para a educação básica, prejudicando, todos os níveis da Educação no Brasil.

Veneziano repudiou a atitude e disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro deveria rever esse posicionamento nocivo e fortalecer as universidades federais, destinando mais recursos para o ensino, pesquisa e a extensão. Em um vídeo gravado nesta terça-feira (7), postado em suas redes sociais, Veneziano considerou a decisão extremamente grave.

“O Brasil está vivendo, nesses últimos anos, um período de distanciamento das faixas sociais. Os indicadores de pobreza e de extrema pobreza mostram que temos quase 50 milhões de brasileiros vivendo nessas faixas. Como se não bastassem esses indicadores, nós vamos agravando também as diferenças na formação educacional e cultural do nosso povo”, lamentou o senador paraibano.

Ao lembrar que foi contra a Emenda Constitucional 95, que limitou recursos para áreas como Saúde e Educação, Veneziano garantiu continuar na defesa de uma formação superior de qualidade e um ensino capaz de tornar o Brasil uma referência na América.

Queda nos indicadores – Veneziano confrontou dados dos principais indicadores do País nos últimos anos e destacou que os números mostram que o Brasil, no item formação educacional, tem caído consideravelmente, em comparação a outros países da América do Sul, como a Colômbia e o Peru.

O senador lamentou o argumento do ministro para justificar os cortes e lembrou que, no mês passado, o governo Bolsonaro já havia anunciado cortes na ordem de 42% do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Nós estamos diante de um problema muito delicado”, disse Veneziano.

Ele afirmou que o governo tenta passar à opinião pública, equivocadamente, a ideia de que o erro pela queda no ensino está nas universidades e disse não concordar com esse posicionamento de tentar jogar as universidades contra a sociedade. Como senador e membro da Comissão de Educação, Veneziano afirmou que vai exigir que o Ministério da Educação e o Palácio do Planalto revejam essa política.

Veneziano observou que o governo precisa fazer um acompanhamento gerencial dos recursos públicos destinados às universidades e a qualificação desses investimentos, o que não significa cortes injustificados. Para ele, a pretensão do governo é desmantelar as instituições públicas, a exemplo de universidades e empresas de setores estratégicos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS