Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputadas paraibanas debatem participação feminina na política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As representantes da bancada feminina na Paraíba se reuniram, nesta segunda-feira (8), para debater temas de interesse das mulheres. O encontro intitulado de ‘Mulheres no Parlamento’ teve a participação das deputadas estaduais e a representação paraibana no Congresso Nacional. O evento aconteceu durante um café da manhã. Na oportunidade, um documento foi elaborado ao final com o objetivo de reunir o grupo a cada dois meses.

A idealizadora do encontro, Pollyanna Dutra, explicou que elas tiveram a oportunidade de debater a elaboração de uma pauta comum de reivindicações para contemplar todas as paraibanas. “Queremos estabelecer uma relação de confiança e respeito entre nós, para que possamos criar pontes entre o parlamente e a sociedade civil organizada. Criamos uma pauta específica, vamos criar leis específicas, pois precisamos fazer esse diálogo. Montamos um documento trazendo ideias relevantes, que possam ser tratadas  e vamos discutir os temas no parlamento”, disse a deputada.

As deputadas Camila Toscano, Estela Bezerra e a Doutora Paula, representantes da bancada feminina na Casa de Epitácio Pessoa também participaram da discussão. A intenção é buscar o fortalecimento, segundo Camila Toscano. “Foi o nosso primeiro encontro e é muito importante, pois precisamos fortalecer a mulher paraibana. Estivemos juntas para unir a mulher na política e debater temas importantes que possam valorizar nossas paraibanas”, ressaltou.

A senadora Daniella Ribeiro participou do encontro e parabenizou a Pollyanna Dutra pela iniciativa. Ela destacou a importância de outros encontros com esse propósito para fortalecer o trabalho de mulheres que estão na política. A senadora questionou o fato de ainda existirem poucas mulheres no parlamento. “Em termos de representatividade, estamos um pouco distante, mas já avançamos muito e vamos continuar progredindo, por isso é necessário ter esse engajamento entre nós. Independentemente de política-partidária, é preciso unir a nossa voz”, afirmou a parlamentar.

Estela Bezerra alegou que a união entre as mulheres é fundamental para garantir a igualdade social. Ela reafirmou a necessidade da realização de mais encontros. “Discutimos questões como a violência, a participação das mulheres na política, saúde, além da visão de educação. Esse é um momento singular para que a política se atenha e se ocupe em garantir a igualdade e a justiça social”, disse a deputada.

De acordo com a Doutora Paula, uma das propostas é garantir soluções imediatas para melhorar a vida das mulheres. “Estamos prontas para debater temas importantes para a mulher paraibana, e que nós consigamos ideias e recursos para melhorar a situação do nosso povo”, disse.

Também estavam presentes no evento a juíza Rita de Cássia Martins; a promotora de Justiça Jovana Tabosa; e a médica mastologista Dra Eulina Ramalho, do Hospital Napoleão Laureano, diretora clínica do Centro de Diagnóstico por Imagem em Mastologia, diretora do Centro de Diagnóstico do Câncer; além de mulheres da sociedade civil organizada.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos