Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campanha de Vacinação contra Influenza é antecipada para o dia 10 de abril

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realiza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, sendo 4 de maio o Dia de Mobilização Nacional.

“O início da Campanha Nacional de vacinação contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan [laboratório produtor da vacina], a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e a Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz]”, explicou a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias (até o ano passado, a vacina era destinada apenas a crianças de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O público-alvo representa, aproximadamente, 60 milhões de pessoas no país (na Paraíba, um total de 1.183.605 pessoas a serem vacinadas) e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

“O início da distribuição da vacina contra influenza para as Unidades Federadas começou, de maneira gradual, nessa segunda-feira [25] e vai atingir 36 milhões de doses em todo o Brasil para o início da campanha no dia 10 de abril. A Paraíba vai receber as doses em cinco remessas, totalizando 1.278.300 doses. Na primeira remessa, prevista para ser entregue esta semana, vamos receber 170.990 doses, que corresponde a, aproximadamente, 47% do público-alvo de crianças e gestantes, que vai abrir a campanha”, informou Márcia Mayara.

Estratégia – Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Paraíba – Existem, aproximadamente, 900 salas de vacina em todo o estado e, ao todo, 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos 7.338 profissionais na campanha.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho