Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Nova fachada e calçadas amplas mudam visual do Mercado Central

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A fachada do Mercado Central está em transformação. A execução das obras da calçada está em ritmo acelerado. As duas obras estão previstas para ser entregues simultaneamente à população na primeira quinzena de novembro. Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, João Azevêdo, a retirada das barracas deu um novo fôlego ao trabalho e a fachada do prédio pode ser vista sem a interferência do comércio e das árvores. O Governo Municipal, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) já deu inicio ao processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central.

Essa etapa da obra em execução inclui a reforma e ampliação da calçada, localizada na avenida Pedro II, e a recuperação do Galpão 1, correspondente ao prédio da Administração. Com a reforma, a calçada passou a ter dois níveis e rampas de acesso. A obra contempla ainda espaços para carga e descarga e estacionamento. “Com a relocação dos comerciantes para a Praça de Alimentação, a calçada ficou livre para o trânsito de pedestres e deu melhor visibilidade à fachada do Mercado”, explica Azevêdo.

O prédio da Administração passou por uma completa reforma na parte estrutural como a recuperação da cobertura e das marquises, além dos novos revestimentos. A estrutura interna recebeu forro de gesso no teto, piso e esquadrias metálicas. As redes de energia elétrica, hidráulica, incêndio foram substituídas, e a Administração passará a contar com conexão para Internet.

O comerciante Landislau Araújo Neto comemora a reforma do mercado. Ele que antes comercializada bolos e bolachas na calçada do mercado, ganhou no sorteio um box no bloco de Administração. “Foi ótimo. Hoje eu posso me organizar melhor para a compra e venda, tenho onde guardar e como apresentar melhor meus produtos, além da questão da higiene”, disse.

Próxima etapa – O processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central esta em tramitação. Está previsto a construção de um centro de Inclusão Digital, um posto policial, uma rua de serviços (circulação interna de caminhões para carga e descarga), dois galpões – um de carnes e outro de laticínios –, e um pequeno bloco comercial que ficará situado na esquina da avenida Dom. Pedro II com a rua Rodrigues de Carvalho. Esse bloco irá comportar quatro lanchonetes e uma banca de revistas.

As obras do Mercado Central de João Pessoa foram iniciadas em 2006. Os primeiros beneficiados foram 299 comerciantes de frutas, verduras e raízes, que hoje vendem seus produtos em dois pavilhões, com toda infraestrutura e higiene necessárias. No final do mês de agosto a Prefeitura entregou a Praça de Alimentação. O novo espaço contemplou 42 comerciantes que antes comercializavam nas calçadas ao redor do Mercado. Os comerciantes e usuários podem dispor de uma estrutura com quatro acessos, rampa para facilitar o trânsito de mercadorias e de portadores de deficiência, além de dois banheiros adaptados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos