Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Diretora de Recursos Hídricos de Monteiro indica Cagepa ao Greenpeace

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A falta de água na região de Monteiro fez com que a Diretora de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da cidade sugerisse, em tom de ironia, que a Cagepa fosse indicada a um prêmio do Ministério do Meio Ambiente ou mesmo da organização internacional Greenpeace. Clemilda Inácio afirma que Uma imagem que parecia ter sido esquecida há mais de 30 anos, quando a mais prolongada e abrangente seca nordestina registrada no ano de 1979 castigou o semiárido e perdurou até o ano de 1984, está de volta.

“Inconscientemente, não se sabe se por incompetência, ingerência ou falta de recursos humanos e financeiros, a Cagepa em Monteiro tem se destacado como um dos maiores órgãos de preservação do animal símbolo do semiárido nordestino: o jumento. Mereceria até a indicação a um prêmio do Ministério do Meio Ambiente, quem sabe até do Greenpeace, por obrigar a população a resgatar o animal, antes abandonado nas rodovias e que agora volta a cumprir um papel fundamental, que é o abastecimento de água da população.”

De acordo com ela, é cada vez mais comum, nos últimos dias, crianças e adultos percorrerem as ruas da cidade em direção aos reservatórios, com jumentos carregados de água. 

Contabilizando aproximadamente cerca de 200 horas sem água, desde a sexta-feira da semana passada, dia 16, Monteiro se prepara para mais um final de semana de seca. Até às 11 horas da manhã deste sábado, 24, nenhuma gota havia chegado às torneiras das cerca de 9 mil residências do município.

“Nós ainda estamos no início do período de estiagem e o reservatório que abastece a cidade tem água suficiente para a população, sem haver necessidade de racionamento por até dois anos. No entanto, se a Cagepa continuar privando a população de ter água nas torneiras, vai faltar jumento para abastecer a cidade”, previu Clemilda.

O escritório local do órgão, segundo informações do diretor local, Marconi Patriota, não tem autorização para dar informações a respeito do assunto. 

Em resposta a matéria publicada em vários portais no ultimo final de semana, quando já  havia completado cerca de 100 horas sem fornecimento de água em Monteiro, a Assessoria de Comunicação e Marketing do escritório da Cagepa em João Pessoa alegou que o fornecimento de água deveria voltar ao normal ainda na terça-feira, 20. 

“Uma equipe técnica está consertando o vazamento na adutora do Congo e o trabalho deve ser concluído ainda hoje”, esclareceu Hidelbrando Neto, assessor da empresa, revelando ainda que este seria o segundo conserto que a Companhia realiza na adutora desde a última sexta-feira. 

“Já tínhamos consertado o vazamento, mas aconteceu outro e por isso, o abastecimento de água ainda está suspenso na cidade”, explicou Hidelbrando.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Anteriores

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur