Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cabedelo e outros cinco municípios brasileiros voltarão às urnas dia 17 para escolha de novos prefeitos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês, as próximas eleições suplementares ocorrerão, excepcionalmente, no dia 17 de março. A data foi adiada devido ao feriado de Carnaval, que, neste ano, ocupou o primeiro final de semana do mês. Assim, os eleitores de seis municípios voltarão às urnas para escolher novos prefeitos: Cabedelo (PB), Cascavel (CE), Piên (PR), Macaubal (SP), Cajamar (SP) e Lagoinha (SP).

Eleições desse tipo são necessárias quando há a cassação de mandato pela Justiça Eleitoral e os prefeitos precisam ser substituídos em um novo pleito. O Código Eleitoral prevê, em seu artigo 224, a realização de novas eleições sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, decisão da Justiça Eleitoral que cause o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário. No caso de Cabedelo, Leto Viana, que está preso, renunciou ao cargo.

Para a realização das eleições nos municípios, os Tribunais Regionais Eleitorais devem elaborar e aprovar as instruções para cada cidade. Além disso, é regra: as eleições deverão ser marcadas sempre para o primeiro domingo de cada mês.

Essa obrigatoriedade em relação à data está regulamentada pelo artigo 1º da Resolução nº 23.280/2010, aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo de unificar as eleições no primeiro domingo visa a atender os princípios constitucionais da eficiência e da economicidade, uma vez que a cada pleito é necessário o plantão de servidores de áreas diversas da Justiça Eleitoral.

Em jurisprudência firmada também no Plenário da Corte, ficou estabelecido que o TSE designará, anualmente, o calendário das novas eleições para o exercício seguinte, de acordo com critérios nacionais, considerando os feriados.

A medida leva em conta o interesse público e, especialmente, a participação do eleitorado, uma vez que a coincidência da data das eleições com o domingo de Carnaval, além das dificuldades operacionais inerentes ao período de comemoração festiva, poderia causar também um maior índice de abstenção do eleitorado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel