Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Congelamento emocional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O clima do mundo está mudando. Estamos assistindo a mutações climáticas repentinas e assustadoras. A temperatura global oscila entre extremos. Alterações profundas no planeta são esperadas. Algumas, inclusive, são sombrias.

A mudança não ocorre apenas na temperatura da Terra. Está mudando também a temperatura do coração do homem, que está esfriando cada vez mais. Em alguns casos, já é visível o processo de congelamento de muitos sentimentos necessários à vida. Aos poucos, a vida se transforma numa grande geleira e, por causa disso, construímos cabanas dentro de nós mesmos para sobrevivermos ao frio intenso nos nossos relacionamentos.

A paisagem polar da alma adquire várias faces, e espalha-se por diferentes áreas da vida. Os ventos frios da indiferença, da insensibilidade, do egoísmo e da violência não param de soprar. As baixas temperaturas da alma fazem surgir blocos de gelo no coração.

A família é a principal vítima desta queda brusca de temperatura. Antes, os lares funcionavam como lareiras, que aqueciam o coração contra a frieza e a hostilidade do mundo lá fora. Como era bom voltar para casa e aquecer a alma com abraços, sorrisos, beijos e carinho das pessoas que amamos!

Hoje, já não há mais lareiras dentro de casa! Esgotou-se o que havia de melhor e mais precioso: o calor humano; e, com ele, a segurança e o amor. Dentro de casa, muitos vivem como estranhos, sobrevivendo ao frio e ao isolamento.

A frieza e o congelamento também se espalham em muitas outras áreas vitais. Não existem mais amigos. Não acreditamos mais em ninguém. Somos apenas concorrentes nesta difícil arte de sobreviver. A mentira, a traição e a falsidade transformam os cenários sociais da existência humana numa verdadeira Antártida, o continente das geleiras.

Tudo ficou muito frio ao nosso redor. Para nos proteger, isolamo-nos e tentamos aquecer-nos com a nossa própria solidão. Grande ilusão! O nosso casaco de pele estará sempre no corpo de alguém. É a solidariedade e a afetividade que aquecem a vida.

Mais do que nunca é preciso aquecer a existência e descongelar o coração. Devemos liberar calor humano em forma de afeto, apoio, amor, atenção e de outras labaredas aquecedoras da vida. O frio é circunstância; o calor é vital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira