Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caminhão Autônomo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A indústria automotiva, em nível mundial, investe cada vez mais em duas áreas: Veículos Autônomos (Robotizados) e Elétricos. O mais novo investimento, cerca de R$ 2,3 bilhões, foi anunciado pelo fabricante europeu de caminhões, a “Daimler Trucks” (que controla a marca Mercedes Benz). Segundo diretores da empresa, este valor já está sendo aplicado no desenvolvimento de um novo caminhão do tipo “SAE Nível 4 para rotas específicas, que dispensa a intervenção do motorista”. Ou seja, um caminhão totalmente autônomo. O objetivo é ter um veículo que “seja mais seguro, com avançado desempenho, baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção”.

Caminhão Autônomo (II)

O padrão “SAE Nível 4” é definido pela SAE (Society of Automotive Engineers – Sociedade dos Engenheiros Automotivos, numa tradução livre) como “rodagem autônoma em áreas definidas e entre locais específicos, dispensando a intervenção de operador humano (ou seja, o motorista). Com a utilização de uma tecnologia que possibilite ao caminhão ter o padrão SAE Nível 4, será possível, utiliza-lo “à noite evitando os congestionamentos por meio do gerenciamento inteligente das rotas, maximizando a melhor solução logística para cliente do transporte rodoviário”, sem o risco de provocar acidentes devido a fadiga do motorista. Vale destacar que segundo estudos de empresas de transporte,  “o volume global de transporte rodoviário de carga vai mais que dobrar até o ano de 2050”. Assim, a automação é uma necessidade para se evitar o crescimento na mesma proporção, dos acidentes nas estradas.

“Desemprego de Robôs”

Por outro lado, o “Hotel japonês Henn-na (significa estranho em japonês)”, aquele já comentado anteriormente neste espaço, e que utiliza robôs no atendimento e limpeza dos quartos, “desativou 120 dos 243 robôs que usava para lidar com as operações diárias”. Segundo o empresário criador do hotel, a desativação foi causada, dentre outros motivos, pela “incapacidade (financeira) de acompanhar o ritmo vertiginoso de desenvolvimento da tecnologia utilizada no robô assistente pessoal, encontrado em cada sala (utilizado em tarefas básicas) do hotel, comparando, por exemplo, com o assistente pessoal disponível em qualquer smartphone vendido atualmente. É o avanço da tecnologia tirando “emprego” até dos robôs! Um paradoxo inimaginável!

10º FIRS

No período de 11 a 14 de junho deste ano, acontecera no Espaço Cultural, em João Pessoa, a Décima Edição do FIRS – Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Esta edição é promovida através de uma parceria entre a UFPB – Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Venturi. O FIRS é “o evento técnico e científico mais importante do Brasil sobre resíduos sólidos, pois apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos”. Segundo os organizadores, o 10º FIRS dará continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais. Mais informações no site

www.firs.institutoventuri.org/pt

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel