Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPT convoca Zé Régis para assinatura de TAC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de Cabedelo, José Régis, foi convocado pelo Ministério Público do Trabalho para no próximo dia 15 assinar Termo de Ajuste de Conduta com vistas a sanar diversas irregularidades no hospital e postos de saúde do município, denunciadas pelo Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. Com base na denúncia, o MPT realizou em agosto e setembro inspeções comprovando, dentre outras coisas, graves deficiências no meio ambiente do trabalho. A notificação ao prefeito foi feita pela procuradora do Trabalho Helena Duarte Camelo.

Foram visitados o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, as Unidades de Saúde da Família de Intermares, Poço, Monte Castelo, Ponta der Mato e Siqueira Campos. De um modo geral, as condições de funcionamento do hospital são boas, segundo laudo técnico do MPT, mas algumas recomendações foram feitas, como incluir o plano de proteção radiológica como parte integrante do programa de prevenção de riscos ambientais, elaborar e implementar o programa de controle médico de saúde ocupacional, prover melhorias na cozinha relacionadas à iluminação, calor e piso, entre outras.

Já no PSF de Intermares foram encontradas algumas irregularidades, como infiltrações no teto, o que favorecem a proliferação de fungos e colocam em risco a saúde dos trabalhadores; grade da sala de curativos em processo de oxidação; alguns banheiros interditados por falta de condições de uso; resíduos mal acondicionados, com vazamentos e risco biológico evidente.

No PSF da Praia do Poço, o gabinete odontológico apresenta forte odor de mofo, que aparece nas paredes internas, e umidade excessiva, favorecendo a proliferação de fungos; gabinete médico mal iluminado; a recepcionista trabalha sentada sobre um banco, sem qualquer regra de ergonomia; a água servida aos pacientes é da torneira; o banheiro não tem descarga; os medicamentos são estocados em ambiente inadequado, com umidade excessiva nas paredes, oriunda de infiltrações; os resíduos (lixo hospitalar) são mal acondicionados e postos em local inadequado, entre outras irregularidades.

No PSF de Monte Castelo não há pia adequada para higienização das mãos e o gabinete odontológico encontra-se interditado pela Vigilância Sanitária, devido ao mofo e infiltrações. O sanitário, de dimensões mínimas, é mal higienizado, sem tampa do vaso e sem recipiente adequado para guarda de papéis servidos; e o lixo se acumula em partes do posto.

A inspeção do MPT também visitou o PSF Siqueira Campos, onde também encontrou gabinete odontológico apresentado infiltrações e mofo nas paredes e embaixo da pia, cadeira de paciente rasgada, facilitando a entrada de bactérias, assim como a cadeira do dentista. Na sala de exames, mais infiltrações nas paredes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre