Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bancos não apresentam proposta e greve continua

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Comando Nacional dos Bancários esteve reunido ontem com os representantes dos banqueiros, que ainda não apresentaram uma proposta concreta passível de apreciação pela categoria em greve.  A reunião continua hoje e o resultado será apreciado pelos bancários na assembleia que será realizada às 17h, no auditório do Sindicato.

A Fenaban (Federação dos Bancos) tentou, mas não conseguiu apresentar uma proposta de PLR diferente da apresentada no dia 17 de setembro, que é menor do que a do ano passado. As simulações não convenceram os membros do Comando Nacional, que querem uma distribuição da Participação nos Lucros e Resultados nos moldes da proposta de PLR apresentada pelo Banco do Brasil.

Os representantes do Banco do Brasil, por sua vez, condicionaram a apresentação de índice de reajuste ao resultado da negociação dos bancários com a Fenaban e alegaram que não podem ainda apresentar proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS). 

A negociação com a Caixa Econômica Federal segue a mesma lógica do BB, no que diz respeito ao reajuste das verbas salariais, e também não teve proposta de Plano de Funções. Em síntese, todos esperam pelo resultado da negociação com a Fenaban, que não apresentou índice de reajuste diferente dos 4,5% oferecidos em setembro. A categoria pede um aumento de 10%.

A orientação do Comando Nacional é de continuar e ampliar a greve em todo o país até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários.

Para Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e membro do Comando Nacional, a ganância dos banqueiros não deixa outra opção para os bancários, senão a continuidade da greve. “Já que os bancos não abrem mão dos seus lucros, nem querem melhorar a proposta de reajuste salarial e distribuição da PLR, vamos intensificar a mobilização e fortalecer a greve até conquistarmos nossas reivindicações, mesmo com os interditos e a pressão”, concluiu.

Um fator que está preocupando os bancários é a forma como a mídia tem tratado a greve da categoria profissional. Eles se queixam que a maioria das emissoras de televisão só destaca aquilo que incomoda a sociedade – falta de dinheiro nos terminais de autoatendimento e envelopes para processamento de depósitos bancários – como se isso só ocorresse em dias de greve; e não tem mostrado o sofrimento do povo em longas filas, diariamente. 

“Infelizmente os formadores de opinião, não sabemos porquê, mostram os efeitos negativos da greve, mas não aprofundam a matéria para dizer à sociedade que tudo isso está acontecendo por conta da ganância dos banqueiros”, desabafou o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves. E enfatizou que os exorbitantes lucros dos bancos são auferidos às custas do suor dos bancários e da exploração dos clientes e usuários. “Tem banco que paga até duas folhas de pagamento somente com tarifas e, mesmo assim, se nega a contratar mais bancários para atender à população. E isso, raramente é veiculado pela mídia”, concluiu.

É por tudo isto que o Comando Nacional orienta a continuidade e ampliação da greve em todo o país, até que a Fenaban e os bancos públicos apresentem proposta que atendam às reivindicações dos bancários. Em João Pessoa a assembleia acontece nesta sexta-feira, 2, no auditório do Sindicato, às 17h.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes