Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Advento, tempo da esperança confiável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O coração humano, na sua ordinária ânsia de progresso, sempre almeja as coisas do futuro. Ele foi criado para permanecer nas relações do hoje, mas também sabe caminhar para o que virá! Para a liturgia da Igreja, estamos adentrando nos dias que nos preparam para celebrar solenemente o Natal do Senhor. A palavra advento vem da língua grega e significa vinda, presença iniciada. Este sagrado tempo nos ajuda a acolher o ensinamento de que Deus não vive sozinho lá no céu, desinteressando-se por nós e pelo desenvolvimento histórico, mas é o Deus que está vindo, e ao mesmo tempo, Ele já está entre nós.

Ao longo das quatros semanas que antecedem o Natal, a pedagogia da liturgia nos porá dentro do Mistério de Deus, mistério que também é humano, porque envolve-nos, compromete-nos! Seremos motivados a fazer de nossas esperas um lugar sagrado, aonde Deus purificará o nosso coração. Trata-se de um tempo especial de conversão. ”Advento é um tempo favorável para a redescoberta de uma esperança não vaga nem ilusória, mas certa e confiável, porque está ‘ancorada’ em Cristo, Deus feito homem, rochedo da nossa salvação” (Bento XVI).

E qual o motivo da perda de nossa esperança? A pessoa humana é a única criatura livre capaz de dizer ‘’sim’’ ou ”não” a Deus. Podemos apagar Deus do horizonte de nossa vida pessoal, estar nas relações humanas como se Ele não existisse, o homem pode apagar em si mesmo a esperança. Contudo, Deus insiste em apresentar-Se a nós, e O Faz como peregrino, sendo capaz de nos dar Seu próprio Filho. Jesus é o peregrino do Pai entre nós, caminha conosco no transcorrer de nossa historia. E neste tempo do advento, crescemos na sagrada esperança, lutamos para não faltar Deus em tudo o que nos propomos a realizar. E nosso ”fazer” será fecundo mediante nossa entrega generosa na oração constante. Na oração podemos ”aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos” (Papa Francisco).

O Senhor está para chegar, eis o fundamento da esperança humana. Nosso dever passa pela adesão interior, nós esperamos o Senhor, não da forma de uma elegante decoração num mundo já todo protegido e redimido, mas como único caminho de libertação de um imediato perigo mortal. Que o coração orante da Virgem Maria, que sempre sabe esperar, nos ensine a rezar em qualquer circunstância; que suas mãos, cheias da caridade de Cristo, nos ajude a estar mais com os empobrecidos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS