Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP reúne secretários nesta sexta para discutir saúde da população carcerária da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba vai reunir nesta sexta-feira (30) secretários municipais de Saúde dos 66 municípios do Estado. O objetivo é torná-los cientes de duas notas técnicas, que envolvem o direito à saúde de pessoas encarceradas e o acesso ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente, a sífilis, que teve um aumento de quase 900%, entre 2010 e 2017, na Paraíba. Como a reunião acontece durante os ’16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’, o MPPB dará visibilidade às demandas do público feminino, dentro das temáticas.

A primeira nota técnica traz orientações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), no âmbito do SUS. O documento é uma construção do Grupo de Trabalho sobre a Saúde de Pessoas Encarceradas do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, composto pelo procurador de Justiça, Valberto Lira; pelos promotores Jovana Tabosa (Saúde de João Pessoa), Isamark Leite Arnaud (Execução Penal), Ricardo José Medeiros (Sistema Prisional) e Raniere Dantas (CAO Saúde), e por representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, da Universidade Federal da Paraíba, do Ministério da Saúde, do Grupo Condutor da Pnaisp e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

O MPPB quer incentivar os gestores de saúde do Estado e dos municípios elegíveis a aderirem à Pnaisp, instituída pela Portaria Interministerial 01/MS/MJ, de 2 de janeiro de 2014. O que se espera com a adesão é que Estado e Municípios promovam o cuidado integral facilitando o acesso das pessoas privadas de liberdade à Rede de Atenção à Saúde; qualifique e humanize a atenção à saúde no sistema prisional por meio de ações integradas das áreas da saúde e da justiça; garanta a autonomia dos profissionais de saúde para promover o cuidado em sua integralidade para as pessoas privadas de liberdade; promova as relações intersetoriais com as políticas de direitos humanos, afirmativas e sociais básicas, bem como as da Execução Penal e da Tutela Coletiva do Sistema Prisional, e fomente e fortaleça a participação e o controle social.

Esses objetivos seriam alcançados com a oferta da atenção básica por meio das equipes interdisciplinares das unidades básicas de Saúde e de demais ações e serviços de saúde previstos e pactuados na Rede de Atenção à Saúde. A nota técnica detalha o passo a passo para adesão dos gestores e cadastramento e habilitação das equipes. Os secretários de Saúde devem assinar o termo de adesão e elaborar um plano de ação. Após aprovada pelo Ministério da Saúde, a portaria é publicada, devendo os municípios solicitarem a habilitação das equipes de saúde ao MS. Os procedimentos garantem o financiamento federal.

Tratamento de sífilis

No mesmo evento, será apresentada aos 66 gestores de Saúde a nota técnica construída em conjunto e assinada por membros do MPPB, MPF, Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Conselho Regional de Enfermagem e Cosems-PB. O documento reitera a importância de que gestores e profissionais de saúde observem a necessidade de estrita observância a diversas diretrizes. A nota destaca dados oficiais, que mostram que o número de infectados por sífilis passou de 12 (em 2010) para 1.074 (2017) e que, na Paraíba, apenas 15% das unidades básicas de saúde aplicam o medicamento.

“A nota técnica alerta que a sífilis congênita é uma doença de importante magnitude e transcendência, podendo causar óbitos fetais, deixar sequelas neonatais graves e consequências sociais nefastas. Por isso, é importante que os gestores tomem conhecimento da situação e que se comprometam em oferecer o tratamento devido às pessoas infectadas. Também é importante que ações de prevenção sejam executadas para reduzir as infecções, principalmente a sífilis congênita”, explicou a 2ª promotora de Justiça da Saúde, Jovana Tabosa.

Como o MPPB se engajou na campanha mundial pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a promotora de Justiça vai pedir aos gestores que prezem pelos direitos das mulheres encarceradas, principalmente, as que têm filhos menores, e que promovam ações para permitir o tratamento das grávidas com ISTs, evitando a contaminação vertical (dos bebês). “Em 1º de dezembro, se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Fazemos questão de lembrar a situação das mulheres que são infectadas pelos parceiros. Muitos sabem que têm o vírus HIV, mas não se previnem. Isso é crime. Mulheres nessa situação podem procurar o Ministério Público, porque serão recepcionadas e encaminhadas para as providências cabíveis”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino