Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Superintendente da Semob-JP defende Fundo de Financiamento do Transporte Público

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), Adalberto Araújo disse que a iniciativa da Associação Nacional de Transportes Público, de apresentar uma planilha tarifária com detalhes sobre o novo método de cálculo dos custos operacionais dos serviços de ônibus, proporciona um novo momento, uma vez que o transporte público, segundo ele, passa por grandes dificuldades no Brasil.

A apresentação da planilha pelo superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli de deu na última sexta-feira, no auditório do Hotel Hardman, em João Pessoa, durante o Curso “Como calcular tarifa de ônibus” promovido pela entidade.

Impacto social

“Essa discussão da tarifa vem para mudar um pouquinho e trazer à reflexão que não é mais possível apenas o usuário subsidiar esse serviço essencial que faz com que as pessoas se desloquem para suas atividades movimentando a economia. O impacto social é muito grande e esse custo da tarifa é pago pelo usuário. Precisamos melhorar o transporte público”, destacou Adalberto.

Para ele, a tarifa é muito cara, mas muitas pessoas se beneficiam e não entram na conta. “Isso é preciso mudar. É preciso ser repensado”, defendeu. Segundo Adalberto, ninguém questiona o subsídio nem a gratuidade, mas tudo precisa subsidiado. Acrescentou que o idoso tem um direito que é uma questão de política social. “Isso ninguém questiona”.

Quanto à gratuidade para os estudantes da rede municipal de ensino e para portadores de HIV, disse o superintendente, que o Poder Público já subsidia o primeiro grupo e agora vai subsidiar o segundo.

Necessidade urgente de mudança

“Por questão social, como saúde e educação, o transporte tem que ser subsidiado. Não dá apenas para custo ser bancado pelo usuário, que, às vezes, está desempregado”, observou ele. Adalberto disse que o prefeito Luciano Cartaxo participará, nos próximos dias, de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e deve levar para o debate a proposta de criação de um Fundo de Financiamento do Transporte Público envolvendo as esferas estadual, federal e municipal.

“A discussão ocorre em momento muito delicado, mas a hora da mudança é essa e tem que ser urgente”, declarou o superintendente da Semob. Ele disse que está formatando a proposta a ser apresentada pelo prefeito da Capital aos demais gestores do Brasil.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP