Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lucas visita Centro de Referência da PMJP e acolhe demandas para emendas à LOA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta quinta-feira (08), o vereador Lucas de Brito (PV) visitou o Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), em João Pessoa, e conversou com funcionários sobre as principais necessidades do local. Lucas conheceu as instalações e ouviu as demandas dos pais das crianças atendidas na unidade.

O CRMIPD integra a rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa e foi o primeiro Centro municipalizado do país a oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência. Atualmente, possui três coordenadorias ligadas às secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, sendo esta última representada pela coordenadora Juliana Coelho.

Juliana explicou que o Centro atende cerca de 500 usuários por mês, de forma individual ou em grupo, e que a demanda é crescente. “Toda semana realizamos a triagem de novos usuários. A maior parte já chega com o laudo em mãos e é importante salientar que todos são acolhidos para algum atendimento”, garantiu. Mesmo assim, ela admite que há necessidade de mais profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e oficineiros. “Vimos a dificuldade do Centro com a ausência de especialistas e vamos tentar contribuir junto à gestão. Podemos somar forças para melhorar ainda mais o atendimento”, avaliou Lucas.

Emendas – O parlamentar salientou que a visita neste momento é importante, uma vez que a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está em fase de elaboração das emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2019. “Desse modo, os vereadores têm a oportunidade de direcionar os recursos e assegurar que eles sejam encaminhados conforme diz a lei”, explicou.

Em 2018, o vereador destinou R$ 60 mil em emendas impositivas para capacitar os profissionais que trabalham diretamente com crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esses cursos são caros e o Centro não dispõe desses recursos. A capacitação de profissionais é fundamental para o melhor desenvolvimento dessas crianças de modo que elas tenham a possibilidade de se tornarem adultos mais independentes”.

Leis – Lucas aproveitou o encontro para falar sobre leis de sua autoria que garantem direitos à pessoa autista como a Lei nº 13.086/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as empresas privadas no município incluírem o símbolo mundial do TEA como atendimento prioritário; e a Lei nº 12.628/13, que garante assistência psicopedagógica para os alunos diagnosticados com autismo nas escolas privadas de João Pessoa.

“Temos cobrado a fiscalização dessas leis junto ao MP-Procon porque alguns pais têm nos procurado para reclamar sobre o descumprimento por parte dos estabelecimentos. Queremos seguir em parceria com essas famílias para garantir que elas enfrentem menos dificuldade no dia a dia”, pontuou Lucas de Brito.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre