Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aguinaldo Ribeiro se mostra preocupado com resultado de pesquisa do IBGE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 
O deputado estadual Aguinaldo Ribeiro (PP) se mostra preocupado com os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem  de Domicílios (PNAD), realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira (18), que aponta redução de pessoal ocupado na agricultura paraibana, passando de 426.067 para 387.376, que resultou numa variação negativa de -9,1% nesse setor.

Aguinaldo Ribeiro, que já exerceu o cargo de secretário da Agricultura da Paraíba, há anos atrás, e foi presidente do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste, recorda que o Estado já foi líder em vários setores agrícolas, como abacaxi, algodão e sisal no país, “e agora amarga derrotas em sua agricultura com a diminuição de trabalhadores no campo constatada pelo IBGE. É preocupante porque tal redução de trabalhadores, entre outros fatores negativos, vai elevar a imigração de paraibanos para os grandes centros urbanos”.

O parlamentar propõe mais políticas de incentivos, por parte das autoridades estadual e federal, para incrementar, de forma rápida, os setores de sisal, abacaxi e algodão. E, ainda, incrementos para a caprinovinocultura, “único setor da pecuária que fornece elevada produção e produtividade na região do semi-árido paraibano”, ressalta Aguinaldo Ribeiro.

“São setores (sisal, abacaxi, caprinovinocultura e algodão) que a Paraíba já detém tecnologias e bastante conhecimento. Resta tão somente traçar estratégias de políticas públicas para esses segmentos da nossa economia. Em se tratando de caprinos e ovinos, o Estado é um dos líderes em elevada genética no Brasil”, sugere o progressista.

Outro setor da agricultura, prossegue Aguinaldo Ribeiro, que merece incentivos especiais é o da irrigação: “Estamos com mais de quatro mil hectares prontos para a exploração de culturas agrícolas irrigadas. Estou falando das Várzeas de Sousa, que poderá oferecer milhares de empregos para os trabalhadores do Alto Sertão paraibano”, propõe o parlamentar.

Segundo a pesquisa do IBGE, o ramo de atividade econômica que ofereceu mais postos de trabalho foi o da construção civil, com um crescimento de 25,3%, passando de 100.684 pessoas,  em 2007, para 126.129 pessoas,  em 2008. A indústria também empregou 9,4% a mais em 2008 – de 181.322 pessoas em 2007 para 198.424 pessoas –, enquanto no comércio o crescimento do número de empregos foi de 9,3%, passando de 251.715 para  275.200  pessoas;  e  os  serviços,  com  variação  de  7,8%  (passou  de  532.791  para  574.343 pessoas,  respectivamente).

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes