Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação de combate à pirataria apreende três mil produtos falsificados em JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa deflagrou, nesta quarta-feira (26), a segunda fase da operação “Réplica “, criada para combater a pirataria. A ação, feita em parceria com o Departamento de Estado norte-americano, resultou na apreensão de dinheiro em espécie e três mil peças de mercadorias falsas, avaliadas em R$ 300 mil, caso fossem originais. Dois empresários chineses foram detidos. Eles são suspeitos de participar de um esquema internacional de comercialização de produtos falsificados.

De acordo com o delegado Lucas de Sá, da DDF, os empresários foram autuados pelos crimes contra patentes, previstos na Lei Nº  9.279/96. No entanto, eles ainda poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e sonegação de tributos, a depender do resultado das investigações.

Os dois empresários foram identificados como Ye Wangping, de 52 anos e Xiangbin Fan, de 33 anos. Ao delegado, eles admitiram comercializar produtos falsificados há, pelo menos, três anos. Em poder de um deles, os policiais encontraram cerca de R$ 30 mil em espécie, sem nenhuma origem comprovada.

“A negociação de produtos piratas, segundo levantamento do Departamento de Estado norte-americano e da Interpol, movimentam 522 bilhões de dólares por ano, além de resultar na perda de 30 bilhões de reais por ano com arrecadação de impostos e na perda de 2 milhões de empregos formais. Além do prejuízo econômico, os valores obtidos com a venda  são utilizados para financiamento de condutas criminosas mais graves, como lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública, financiamento a organizações criminosas, dentre outros”, observou o delegado.

O delegado ainda destacou que o Brasil ocupa as primeiras posições no ranking mundial de prejuízos com a pirataria e ausência de fiscalização eficiente, a burocracia exigida pela legislação e a impunidade em grande parte dos casos contribui de maneira significativa para esta realidade.

A primeira fase da operação foi deflagrada em agosto de 2018 e resultou na prisão de dois empresários e a apreensão de produtos falsificados de duas marcas norte-americanas.

A nova fase da operação, deflagrada nesta quarta-feira (26) teve o objetivo de apreender produtos falsificados de outras quatro marcas. Esse combate  à pirataria ocorreu por meio da parceria da Polícia Civil da Paraíba, Departamento de Estado Norte-americano e escritório representante das marcas lesadas pelas adulterações.

O objetivo maior da operação é identificar os responsáveis pela produção /importação / negociação dos produtos falsificados, além de identificar os maiores beneficiados pelos lucros advindos desta conduta. A Polícia Civil dará continuidade às investigações, deflagrando novas etapas da operação, de acordo com a evolução das infestações e de acordo com as informações prestadas pelas marcas lesadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba