Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cartaxo diz que 1ª Conseg é um marco na política de segurança pública no país

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vice-governador do Estado, Luciano Cartaxo, está em Brasília, na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), evento aberto, na última quinta-feira, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a presença dos ministros Tarso Genro, da Justiça; Paulo Vanucchi, dos Direitos Humanos e Nilcéia Freire, das Políticas Públicas para Mulheres.

Na avaliação de Cartaxo, a Conferência é um marco por envolver gestores, trabalhadores da área de segurança, da sociedade civil organizada e representantes do Governo na construção de uma política nacional de segurança pública, deixando de ser uma política de governo para ser uma política de Estado, a exemplo do que acontece na Saúde.

Mais de 500 mil pessoas em todo o País participaram de debates realizados na fase de preparação da Conseg durante as conferências livres, estaduais e municipais. “O mais importante é que o País está percebendo que a busca por uma solução dos problemas vinculados à segurança é de responsabilidade de todos nós, gestores, trabalhadores da área de segurança e sociedade civil organizada. Esta preocupação, inclusive, tem a ver com os princípios do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no sentido de termos ações preventivas de cidadania”, afirmou Luciano Cartaxo.

A Conferência tem sete diretrizes de eixos temáticos: Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalização; Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança; Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz; Repressão Qualificada da Criminalidade; Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho; Diretrizes para o Sistema Penitenciário e Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.

O vice-governador ressalta a importância da Conseg, lembrando que dela sairão os parâmetros para formatação de uma nova política nacional de segurança pública. “A Paraíba está participando da Conferência de forma ativa com mais de 80 representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores da área de segurança e da área governamental”, afirmou. 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água