Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mobilização dos bancários retarda abertura de agências bancárias hoje na capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os bancários da Paraíba realizam mobilizações nesta sexta-feira (10), dentro das atividades do Dia do Basta, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, com apoio da Frente Brasil Popular e movimentos sociais. A categoria profissional deliberou pelo retardamento da abertura do expediente ao público em uma hora, além de mobilizações em frente as agências e órgãos públicos, durante todo o dia.

Reunidos em assembleia na noite da última quarta-feira (8), no auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba, os bancários paraibanos deliberaram pela rejeição, por unanimidade, da proposta rebaixada da Fenaban, apresentada na negociação da terça-feira (7), bem como as propostas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta que apenas cobre a inflação nos salários, PLR, vales e demais verbas econômicas, sem aumento real, na sexta reunião da mesa única de negociação, realizada em São Paulo. Também não garantiu que os bancários não serão substituídos por trabalhadores contratados de forma precarizada, a exemplo da terceirização. Os bancos querem alterar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, segundo eles, para garantir segurança jurídica, mas sequer apresentaram a redação das modificações. Os representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal se limitaram a seguir a Fenaban nas cláusulas econômicas, ou seja, reposição apenas da inflação.

Dentre os direitos garantidos pelo ACT atual que não foram citados na proposta apresentada, estão: horas extraordinárias, adicional de trabalho em horário noturno, PLR social, isenção de anuidade cartão de credito, juros do cheque especial diferenciado, tarifas em conta corrente, ausências permitidas, escala de férias, jornada de trabalho, saúde caixa, suplementação do auxílio doença (licença caixa), adicional de periculosidade e insalubridade, intervalo para descanso NR 17 homologação das rescisões, GT saúde caixa, GT saúde do trabalhador, negociação permanente, incentivo a elevação por escolaridade, Incorporação REB, GT contencioso Funcef, mais contratações, abrangência do ACT.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, informou que no próximo dia 17 haverá mais negociação. Até lá, vamos intensificar a mobilização nesse embate.Apesar dos estrondosos lucros, os bancos se negam a dar um reajuste real de salários a quem produziu esses lucros, continuam demitindo e ameaçam até não repor os dias de greve, caso a categoria cruze os braços ante a intransigência patronal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel