Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Seleção Brasileira decide hoje seu futuro na Copa da Rússia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A seleção brasileira desembarcou na Rússia com um retrospecto invejável sob o comando do técnico Tite. Em 22 jogos, foram 18 vitórias, três empates e apenas uma derrota.  Chegou como uma das favoritas ao título. Mas quando a bola rolou, as coisas não se mostraram tão simples assim. A equipe não se apresentou bem nas primeiras rodadas e, apesar de estar na liderança do Grupo E, decide hoje seu futuro no Mundial. Às 15h, o Brasil enfrenta a Sérvia, em Moscou, precisando pelo menos de um empate para passar às oitavas de final. Se vencer, provavelmente garantirá o primeiro lugar, já que chega à última rodada da fase de grupos com um saldo de gols superior à Suíça (2 a 1), que na mesma hora enfrenta a eliminada Costa Rica. No entanto, se perder, só não voltará mais cedo para casa se os costarriquenhos baterem os suíços.

Para não repetir o fracasso de 1966, na Inglaterra, última vez que a seleção foi eliminada na  fase de grupos num Mundial, Tite espera que finalmente o Neymar dos sonhos dê as caras na Rússia. Se isso não acontecer, o Brasil vai precisar mais do que nunca do talento e dos gols de Phillipe Coutinho. Nos dois primeiros jogos, o ex-meia do Vasco, hoje no Barcelona, foi o destaque da equipe brasileira. Marcou no empate de 1 a 1 com a Suíça e abriu o marcador, já nos acréscimos, na vitória de 2 a 0 sobre a Costa Rica.

Sem penteados mirabolantes e polêmicas vazias, Coutinho é, até agora, o protagonista da seleção. Conseguiu isso só jogando futebol. Se fizer mais um gol hoje, chegará a 10 em 11 jogos. Para quem acompanha o camisa 11 canarinho desde a base, as atuações do jogador com a camisa da seleção não têm nada de especial. Era o que se esperava desde sempre. Craque precoce, foi vendido para a Internazionale de Milão quando tinha ainda 16 anos, mas foi só com 18 que iniciou sua aventura na Europa. Surpreende apenas o tempo que demorou a explodir, a ter seu talento reconhecido mundialmente.

Passou despercebido por Milão, mostrou seu talento no Espanyol, mas só desencantou, mesmo, quando chegou ao Liverpool, em 2013. Foram 201 jogos pelo time inglês e 54 gols. Virou ídolo e acabou voltando para a Espanha, dessa vez para jogar no gigante Barcelona, ao lado de Messi. Até agora disputou 22 jogos pela equipe catalã. Fez 10 gols e já conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rey. “Não gosto de falar sobre mim, mesmo. Só me preocupo em me preparar, aprender e evoluir. Os elogios deixo para os outros”, afirma, sempre que perguntado se sonha em ser eleito algum dia o melhor jogador do mundo.

E não precisa mesmo falar de si. Tem gente que faz isso por ele. “Em poucos palavras, é um craque. Coutinho é um jogador fenomenal. Consegue criar situações num espaço pequeno”, reforça o lateral Fágner, antigo companheiro de Vasco.

Tite sabe que, com exceção de Philippe Coutinho, seu quadrado ofensivo não tem rendido. Tanto Neymar, quanto Willian e Gabriel Jesus, ainda não produziram o que se espera deles. Mas como Douglas Costa, com lesão muscular, está fora da partida, o treinador brasileiro vai insistir com a formação que usou no último jogo.

A maior preocupação do treinador brasileiro, hoje, é ver seu time equilibrado em campo. Nos dois primeiros jogos, a equipe concentrou demais as jogadas pelo lado esquerdo, privilegiando o talento do trio Marcelo/Coutinho/Neymar. Mas está descartada a possibilidade de Coutinho ser deslocado para o outro lado do campo. Tite não vai mexer na posição de seu melhor jogador na Copa nem por decreto. Vai tentar solucionar o problema deixando Paulinho, Fágner e Willian mais próximos uns dos outros para fortalecer o setor direito.

Dando prosseguimento ao rodízio de capitães, contra a Sérvia o braçadeira será do zagueiro Miranda. Dentro de campo, ele terá, entre outras, a função de tentar controlar os nervos dos companheiros. Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro, todos com um cartão amarelo, terão de se controlar até as quartas de final (se o Brasil chegar lá) para não receber o segundo amarelo e desfalcar o time. Os cartões só serão zerados nas semifinais.  “Tanto o lado emocional quanto o técnico são importantes. Todos os aspectos foram trabalhados. Estamos preparados para fazer um grande jogo”, garante o zagueiro.

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Milivojevic, Tadic, Milinkovic-Savic e Kostic (Ljajic); Mitrovic. Brasil: Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Willian; Gabriel Jesus. Juiz: Alireza Faghani  (Irã).

Técnico libera choro, mas quer equilíbrio entre emoção e razão

Numa coletiva marcada pela leveza, o gaúcho Tite deixou se levar pela emoção. No momento em que a necessidade de frieza e equilíbrio emocional se fazem mais que necessários para garantir a vaga, o treinador manifestou, mais uma vez, a solidariedade ao choro de Neymar. “No primeiro jogo contra o Equador, o Tite chorou. Quando liguei para minha esposa, chorei de alegria, de satisfação, porque é nossa característica emocional”, lembrou o técnico, que teve o cuidado de fazer associações. “Só estou mostrando o outro lado. Entender que razão e emoção tem que estar equilibradas”, acrescentou.

Sobre o estado físico de Neymar, Tite disse que o jogador está num estágio avançado de recuperação por ser um atleta “bem dotado fisicamente”. Para Tite, o adversário de hoje tem a característica da bola aérea ofensiva, mas seus jogadores também possuem qualidade técnica individual. “São jogadores de alto nível também. Temos a condição de poder neutralizar, evitar situações próximas, de faltas laterais, encurtar ou bloquear, e tirar proveito de alguma situação”, explicou. Ao confirmar a repetição da equipe que iniciou a partida anterior, disse esperar um entrosamento maior de Paulinho e Willian pelo setor direito ofensivo, que vem deixando a desejar.

Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos