Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereadores de João Pessoa aprovam LDO com 123 emendas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nº 0639/2018, que define metas e prioridades da administração pública municipal para o exercício financeiro de 2019, foi aprovado nesta terça-feira (19), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por unanimidade. A proposta recebeu 123 emendas e foi relatada pelo vereador Tibério Limeira (PSB) na Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFOOAP), sob a presidência do vereador Bispo José Luiz (PRB).

Em seu relatório, Tibério esclareceu, entre outras questões, que o projeto define as regras e os compromissos que orientarão a elaboração e a execução da LDO para o próximo ano. Segundo ele, intenção do documento é estabelecer metas e as prioridades do Poder Executivo Municipal, com base em uma metodologia estruturada em princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988, na Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), bem com os demais dispositivos constitucionais e legais pertinentes à matéria orçamentária.

O relator destacou que a maioria das emendas apresentada pelos vereadores é aditiva, ou seja, adicionam metas e prioridades ao projeto de lei. Ele também destacou a emenda de texto, elaborada e apresentada pela CFOOAP no relatório, que normatiza a execução das emendas impositivas, apresentadas pelos parlamentares na Lei do Orçamento Anual (LOA), que é encaminhada à CMJP no segundo semestre deste ano. O socialista ainda pontuou, em seu relatório, que a Prefeitura precisa revisar a LDO antes de encaminhá-la à Casa.

No final do seu pronunciamento, o relator enalteceu o empenho e dedicação de toda sua equipe de gabinete no trabalho de análise do documento, incluindo as emendas recebidas e a conclusão do relatório. “Foi um trabalho assíduo, responsável e que contou com a participação e a entrega de todos”, afirmou. Entre as 123 emendas apresentadas, a CFOOAP apresentou duas e a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CCDHDC), uma.

Transparência e ética

Apesar de pertencer a bancada de oposição, o vereador Tibério Limeira foi indicado pelo vereador Bispo José Luiz para a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019. “De uma certa forma, nós inovamos ao colocar o vereador Tibério, que integra a oposição, como relator deste projeto de lei. E ele (Tibério) fez esse trabalho com muita responsabilidade, ética e sabedoria”, destacou.

Bispo José Luiz não teve dúvidas de que Tibério apresentou um relatório com o máximo de isenção, sempre primando pelo conhecimento técnico do que político. “E isso fez com que ele (Tibério) contasse, no plenário da Casa, com o apoio da totalidade das bancadas do governo e de oposição”, ressaltou o parlamentar.

Durante a explanação do relatório na sessão desta terça, Tibério Limeira recebeu apartes de vários vereadores, que fizeram questão de elogiar e parabenizar o trabalho da Comissão e da relatória. O presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), destacou a seriedade e responsabilidade com que o relator e o presidente da CFOOAP tiveram na condução dos trabalhos de estudo e análise deste documento. Para Marcos, o Poder Legislativo Municipal voltou a dar bom exemplo de ética e independência com a indicação de um integrante da oposição para ser o relator de um documento tão importante para a cidade, como a LDO.

Os líderes do governo e da oposição na CMJP, vereadores Milanez Neto (MDB) e Leo Bezerra (PSB), não pouparam elogios ao trabalho da Comissão de Orçamento e do relator, Tibério Limeira.

“A Câmara cumpriu, mais uma vez, seu papel”, disse Milanez. Segundo ele, o parecer da relatória foi discutido tanto na Comissão quanto pelos parlamentares, de forma, equânime, sincera e verdadeira. O líder governista ressaltou que a Comissão fez um trabalho que merece todo o reconhecimento, pois fortaleceu, ainda mais, a imagem do Poder Legislativo Municipal.

“O Bispo José Luiz foi muito feliz em indicar um relator da oposição, de forma inovadora, que trouxe à sociedade para debater, até através das redes sociais, a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, ressaltou o líder da oposição, vereador Leo Bezerra.

Com validade para quatro anos, a LDO fará a conexão entre o planejamento de longo prazo, representado pelo PPA, e as ações políticas e necessárias no dia a dia, concretizadas no orçamento anual. Ele acrescentou que o objetivo da lei é orientar e preparar o orçamento pela escolha de prioridades e metas do PPA para o ano subsequente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel