Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procon-JP orienta ‘uso racional’ para quem recebe primeira parcela do décimo agora

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um das coisas que mantém o equilíbrio do orçamento doméstico é o planejamento da renda, inclusive aquela ‘graninha’ extra oriunda do décimo – terceiro salário. Para quem tem acesso à primeira parcela desse abono neste mês de junho, como é o caso dos servidores ativos e inativos da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) elaborou alguns conselhos para o ‘uso racional’ desse abono.

Como esse é um dinheiro já esperado, planejar sua utilização com antecedência é importante e ajuda a manter o equilíbrio doméstico. Usá-lo sem aumentar as dívidas com produtos e/ou serviços de que não precisa é a última coisa que deve ser feita e junho é um mês de muitos gastos porque pode ser chamado de especial aqui na Paraíba devido aos festejos juninos. Comprar à vista roupas, calçados e acessórios típicos dessa festa, certamente se traduzirá em economia se souber ‘pechinchar’ bem.

Para o secretário do Procon-JP, Helton Renê, o importante é que as famílias evitem fazer novas dívidas, usando o décimo como ‘entrada’. “Além das festas típicas de junho, este ano ainda tem a Copa do Mundo de Futebol, daí, a tendência é se gastar mais com roupas, comida e bebida e o décimo-terceiro pode servir de desculpa para os gastos excessivos, como fazer as comemorações em bares e restaurantes. Fazer novas dívidas confiando no abono não é uma boa ideia.”

Festas solidárias – O titular do Procon-JP recomenda que os gastos inevitáveis com as festas juninas e durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol sejam ‘solidários’. “Uma boa dica é evitar ir a bares e restaurantes para assistir aos jogos. As pessoas podem aproveitar para realizar ‘confraternizações’, reunindo familiares e amigos em regime de rodízio, com as programações das festas ocorrendo em residências variadas, com divisão das despesas. Experimente fazer isso porque a economia vai ser grande”.

À vista – Para os que pretendem adquirir produtos novos como aparelhos de TV e de celular, a dica é procurar o modelo desejado em diversas lojas diferentes, tanto físicas como em sites de compras. “Primeiramente verifique se realmente necessita do produto. Depois, pesquise onde encontrar mais barato, realizando o pagamento à vista se o desconto for atraente”, orientou Helton Renê, acrescentando que o pagamento à vista tem vantagens como redução de preços e se evita novos débitos.

Dívidas – Outra dica importante do secretário é quanto a se usar a primeira parcela do décimo para quitação de dívidas, ou pelo menos reduzir o saldo devedor. “Quem tem dívida no cartão de crédito deve utilizar esse dinheiro para quitá-la, ou pelo menos reduzir o valor, se livrando de um débito que pode está prejudicando novos investimentos. Esse pode ser um bom emprego para quem recebe a metade do 13º salário no meio do ano”, explicou o secretário.

Poupar – Helton Renê também aconselha ao consumidor que está em condições de guardar esse dinheiro extra, que deve fazê-lo. “Se o uso desse abono puder ser evitado, o aconselhável é que seja guardado para uma emergência. Se o montante for de um valor alto, pode-se procurar junto ao banco de sua preferência uma aplicação financeira que tenha um maior rendimento. E para quem pretende guardar só uma parte, creio que a poupança é o mais recomendável”.

Dicas para primeira parcela do décimo

– Usar o abono para fazer as compras do São João (roupas, calçados e acessórios) à vista, para aproveitar os descontos e promoções;

– As compras de produtos mais caros como aparelhos celulares e de TV também devem ser feitas à vista para aproveitar descontos e promoções;

– Evitar os festejos juninos e as comemorações dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em bares e restaurantes;

– Realizar festas solidárias em casas variadas de parentes e amigos, dividindo as despesas das comemorações típicas do mês de junho e da Copa;

– Evitar novas dívidas usando o décimo como entrada;

– Usar o décimo para quitação de dívidas ou pelo menos redução do saldo devedor;

– Guardar o décimo (ou uma parte) para futuras emergências 

Postos de atendimento do Procon-JP

Sede – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

Telefones: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 14h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046

MP-Procon – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre