Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão presidida por Couto debate ameaças contra defensores de direitos humanos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promove na próxima quarta-feira (13), às 14h, no Plenário 9, uma audiência pública para debater a criminalização dos defensores de direitos humanos no Brasil.

Uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 9 de dezembro de 1998, trata dos Defensores de Direitos Humanos. O documento reconhece a importância dos indivíduos, grupos, instituições e organizações não governamentais que realizam ações e exercem a responsabilidade de defender a democracia, proteger os direitos humanos e liberdades fundamentais.  Através desse trabalho contribuem para a promoção e progresso das sociedades, instituições e processos democráticos.

A luta por direitos é também um imperativo da Constituição de 1988, que afirma que são objetivos fundamentais da República construir uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades.

Para o presidente da CDHM, deputado Luiz Couto (PT/PB), e que pediu a realização da audiência pública, os defensores dos direitos humanos no Brasil são os responsáveis para que os objetivos previstos tanto pela Constituição como pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos, sejam alcançados. ” Temos profundas desigualdades e injustiças da nossa realidade e esses defensores tentam mudar essa situação, seja através dos movimentos sociais ou de instituições. Mas, muitas vezes são criminalizados e por causa disso vamos fazer esse debate, para que sejam discutidos casos emblemáticos de perseguição jurídico-criminal a defensores”, esclarece Luiz Couto.

Devem participar da audiência pública Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da CNBB; Domingos Sávio Dresch da Silveira, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão Substituto do Ministério Público Federal; Herbert Borges Paes de Barros, Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos; Liliana Won Ancken dos Santos,  da Comissão Pastoral Terra de Rondônia;  Mateus Pinheiro, do Movimento dos Pequenos Agricultores no Pará; Luciana Pivato, da organização de direitos humanos Terra de Direitos; Silvio Cardoso Rabello, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e Antônio Canuto, da Comissão Pastoral da Terra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada