Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“NÃO APRESSE O RIO”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em alguns momentos temos a impressão que Deus está muito distante de nós, como se estivesse meio indiferente as nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge então, a partir daí, uma tensão entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia, e de impotência total.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões. Primeira: Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história, é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, e ainda mais, é sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio que corre sozinho, sem que ninguém precise apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar é sempre uma forma de se aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com Ele.

Uma terceira reflexão que podemos fazer no espaço de tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia atrás do outro. O tempo sempre nos traz à luz aquilo que não conseguimos enxergar hoje, porque a pressa encobre nossa visão. Por isso, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança. Quem quiser colher frutos no futuro precisa aprender a plantar a esperança e a paciência no tempo presente. Logo, para que apressar o rio se ele corre sozinho.

A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acabam roubando de nós uma das virtudes indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor e colher frutos de uma manhã salutar: a paciência.

A vida é bem mais do que apertar botões e esperar respostas. Ela é um aprendizado forjado no cotidiano. Construção contínua, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições e vislumbrar caminhos novos. A vida é pedagogia pura.

Não apresse o rio! Deixe que cada dia se esgote em si mesmo, com suas tensões,. suas mazelas e seus desafios. Jamais esqueça: Deus estar no controle do tempo, da vida e da história. Não apresse o rio!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul