Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após 3 meses de impasse, Itália anuncia formação de governo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Quase três meses após as eleições e várias reviravoltas nas negociações políticas, a Itália finalmente anunciou a formação de um novo governo, que fará seu juramento amanhã (1), às 16h locais (11h de Brasília).

Os líderes dos partidos Liga Norte e Movimento 5 Estrelas (M5S), Matteo Salvini e Luigi di Maio, oficializaram hoje (31) um novo governo com o jurista Giuseppe Conte como primeiro-ministro. O economista Carlo Cottarelli, que tinha sido indicado no último domingo (27) para tentar formar um governo técnico interino, renunciou nesta quinta-feira ao cargo para abrir espaço ao gabinete de Salvini e Di Maio.

“Não resulta mais necessário formar um governo técnico e eu devolvi ao presidente da República, Sergio Mattarella, o encargo que me foi dado”, disse Cottarelli. “A formação de um governo político é a melhor solução para o país”, ressaltou, em uma coletiva de imprensa.

Histórico

O partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e o partido nacionalista Liga Norte, que lidera uma coalizão de centro-direita – foram os vitoriosos das eleições legislativas de março na Itália.

Desde então, tentavam negociar, paralelamente, a formação de um governo. Sem sucesso, o M5S e a Liga, liderados por Luigi di Maio e Matteo Salvini, respectivamente, deixaram as divergências políticas e ideológicas de lado e se uniram para criar um gabinete, assinando um “acordo” com as diretrizes a serem seguidas.

O M5S e a Liga indicaram como primeiro-ministro o jurista Giuseppe Conte, que apresentou no último domingo uma lista de nomes para formar o governo ao presidente Mattarella. No entanto, Mattarella se opôs à nomeação do economista Paolo Savona ao Ministério da Economia, já que o especialista é conhecido por posições críticas à União Europeia (UE) e por defender a saída da Itália do euro. Com a rejeição, o governo montado por Conte a mando do M5S e da Liga Norte ruiu há cinco dias. Mattarella, então, indicou o também economista Carlo Cottarelli para premier encarregado de formar um governo técnico ou convocar novas eleições, o que irritou os partidos italianos.

Nas últimas horas, o M5S e a Liga disseram que estavam próximos de montar outro gabinete e resolver a questão. Diante dessa perspectiva, Cottarelli renunciou ao cargo na tarde desta quinta-feira e Conte voltou como premier encarregado. “Empenho, coerência, ouvido, trabalho, paciência, bom senso, cabeça e coração pelo bem dos italianos.Talvez, finalmente, tenhamos conseguido, depois de tantos obstáculos, ataques, ameaças e mentiras. Obrigado pela confiança, amigos, adoro vocês e fiquem sabendo que precisarei de vocês”, escreveu Salvini.

Oposição

Se antes o Força Italia (FI) do ex-premier Silvio Berlusconi integrava o governo de M5S e Liga Norte, agora a legenda passou para a oposição.

“O Força Itália estará na oposição a este governo, perigosamente de origens grillinas (em referência ao ex-comediante Beppe Grillo). E vamos pressionar os amigos da Liga Norte para que, ao centro do governo, esteja o programa apresentado pela nossa coalizão aos italianos nas eleições de 4 de março”, disse a líder do partido na Câmara dos Deputados, Maristella Gelmini.

Jornal do Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937