Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Liminar no TRE mantém Nobinho na Prefeitura de Esperança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma liminar concedida, no início da noite de ontem, pelo juiz do TRE, Lira Benjamin, suspendeu os efeitos da cassação do prefeito do município de Esperança, Nobinho Almeida (PTB), e da vice Rosa Bronzeado. Ele tinham sido cassado no período da manhã pelo juiz da 19ª Zona Eleitoral, Jailson Shizue Suassuna, por abuso do poder econômico no financiamento de pinturas amarelas de 300 casas de eleitores em troca de votos.

De acordo com a liminar concedida por Benjamin, o prefeito Nobinho e a vice Rosa ficam nos cargos até o TRE tomar uma decisão definitiva sobre o processo de cassação. Rosa é esposa do deputado federal Armando Abílio (PTB). A defesa dos petebistas, tendo à frente os advogados Jonhson Abrantes e Edward Abrantes, acreditam que o tribunal, no mérito, vai reformar a decisão da primeira instância.

Nobinho, que acompanhou a apreciação da cautelar no escritório dos advogados, estava tranquilo e promete provar que não cometeu crime eleitoral. Ele vai manter o calendário de obras e ações em Esperança.  

AIJE

Pela manhã, o juiz Jailson Suassuna mandara o presidente da Câmara Municipal assumir a Chefia do Executivo até o TRE decidir se realizaria novas eleições ou assumiria o segundo colocado Anderson Monteiro (DEM). O magistrado julgou procedente uma  Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada pelo Ministério Público.

Em uma segunda Aije, o Ministério Público acusa o prefeito de captação ilícita de votos e abuso do poder econômico durante a campanha de 2008. A defesa de Nobinho impetrou um mandado de segurança junto ao Tribunal Regional Eleitoral e o processo está suspenso até o julgamento do recurso. 
Já o segundo colocado nas eleições, Anderson Monteiro (DEM), enfrenta quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral por uso da máquina da prefeitura e compra de votos, o que pode torná-lo inelegível pelo menos por três anos. Anderson é filho do deputado Arnaldo Monteiro (DEM) e foi apoiado pelo então prefeito João Delfino (PSB).

Nobinho foi eleito em 2008 com  9.605 sufrágios, o equivalente a  54,4% dos votos válidos. Por sua vez, Anderson obteve  7.917 votos (44,8%), enquanto Antonio Fernandes (PRB) recebeu 115 sufrágios (0,65%).
 

 

Jornal da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais