Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Veja o que políticos disseram sobre os protestos dos caminhoneiros e os preços dos combustíveis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Desde a segunda-feira (21), caminhoneiros pelo Brasil fazem protesto contra o aumento do preço do diesel, combustível dos veículos de carga. Já são seis dias de manifestações nacionais. Na quinta-feira (24), um acordo entre a maioria dos representantes da categoria e o Governo Federal resultou na liberação das estradas. Mas nem todos cederam e, em boa parte dos pontos de bloqueio, houve continuação de interdições parciais.

O governador Ricardo Coutinho, deputados da Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima, a ex-presidente Dilma Rousseff e o PT nacional se manifestaram sobre a situação.

Ricardo Coutinho (24 de maio)

Não se pode conviver com um impacto tão violento como esse que a população passou a ter nos últimos anos com a política econômica. Política social regressiva, estouro de preços, fragilização da economia nacional… A saída é pela democracia. “Não vamos desistir do Brasil”(EC).

Benjamin Maranhão

Se for para tomar decisões baseadas em investidores, que se respeite a decisão mais satisfatória para seu principal acionista: o povo brasileiro. (24 de maio)

Estou lutando para que a redução da CIDE seja uma realidade. Mas também luto por outras soluções para este problema, a exemplo da compra direta de Etanol. (23 de maio)

Cássio Cunha Lima (24 de maio)

Meu posicionamento sobre a crise que o país enfrenta atualmente tem três eixos: redução de impostos sobre os combustíveis; revisão da atual política de preços da Petrobras e retomada do RenovaBio.

Tovar Correia Lima (24 de maio)

Para entender melhor a paralisação dos caminhoneiros, veja os números que o Estado arrecada a cada litro do combustível. O Executivo estadual precisa promover uma redução na alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 29% que incide sobre os combustíveis que, atualmente, é o que mais pesa na composição do preço do litro da gasolina.

Anísio Maia (23 de maio)

Desde 2016 a política da Petrobrás tem sido agradar os investidores internacionais e facilitar a venda de ativos. A Petrobrás produz muito, mas processa menos de 70% da sua capacidade de refino, vendendo petróleo cru e importando combustível refinado a custo bem maior, atrelado ao preço do dólar. Além de pesar no bolso do consumidor final, esta política só agrada ao capital estrangeiro.

Não adianta colocar a culpa nos tributos, a solução é recuperar a Petrobrás para o povo brasileiro. Se o Pré-Sal fosse nosso, poderíamos ter a gasolina mais barata do mundo.

Dilma Rousseff retuitou a nota do PT, eis um trecho

O protesto contra a alta dos combustíveis é justo. Foram absurdos 229 reajustes no preço do diesel nos últimos dois anos. Nos 12 anos de governo do PT, foram apenas 16 reajustes.

Michel Temer, em sua conta no Twitter

O governo federal está abrindo mão de boa parte do que lhe cabe na composição do preço dos combustíveis. E, como o ICMS entra nessa composição, estou conversando com os governadores para que eles também colaborem. Para isso, a reunião do CONFAZ hoje é muito importante. (25 de maio)

Não vamos permitir que a população fique sem os gêneros de primeira necessidade. Que consumidores fiquem sem produtos. Não vamos permitir que hospitais fiquem sem os insumos para salvar vidas e nem que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas. (25 de maio)

Quero anunciar que de imediato vamos implantar o plano de segurança para superar os graves efeitos do desabastecimento causado por essa paralisação. Acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo. (25 de maio)

Desde o início da semana o Brasil e os brasileiros vêm sofrendo com a paralisação de caminhoneiros. Ainda no domingo, começamos a tomar providências para atender a suas demandas. Ontem chegamos a um acordo com as lideranças nacionais representativas dos caminhoneiros. (25 de maio)

Para resumir: atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a encerrar a paralisação imediatamente. Esse foi o compromisso conjunto. Esse deveria ter sido o resultado do diálogo. (25 de maio)

Nós vamos sugerir tirar uma parcela do ICMS, que reduz o tributo. O ministério da @FazendaGovBr conversará com os governadores para tratar do tema. (24 de maio)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas