Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre primeira vítima de gripe A na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O estudante de 31 anos que estava internado no hospital Universitário Lauro Wanderley morreu às 2h da manhã de hoje. Este é o primeiro caso de morte de uma pessoa contaminada com a Influenza H1N1 em João Pessoa e no Nordeste. Na Capital, são 12 casos descartados, dois em monitoramento, cinco confirmados e um morto.

A diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Julia Vaz, informou que o rapaz, que esteve em um congresso em Brasília começou a apresentar os sintomas da nova gripe no dia 21, um dia depois de retornar de viagem. “Ele era um paciente com histórico de doença respiratória. Tinha pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax, o que dificultava a respiração”, explicou.

Para o velório e o enterro do rapaz, Julia Vaz explicou que algumas medidas devem ser adotadas, segundo recomendações do Ministério da Saúde. “As pessoas que manusearem o corpo seja no hospital ou para a preparação do velório têm que utilizar capote, mascara N95, luvas e óculos de proteção. Além disso, o caixão tem que permanecer fechado durante o velório. Quem comparecer ao enterro ou velório não precisa usar máscara ou qualquer outro tipo de proteção”, esclareceu.

A SMS esta fazendo uma série de palestras sobre como proceder para evitar o contágio com o vírus e como proceder diante de uma pessoa que tenha suspeita de contaminação com o H1N1. Na sexta-feira, foi realizada palestra com representantes dos hospitais que funcionam em João Pessoa e na segunda, com diretores de escolas particulares.

Hoje, quem recebe as orientações são os funcionários da SMS. Ainda esta semana acontecem palestras para os funcionários da Estação Ciência, diretores e professores de Escolas Municipais e Centro de Referência da Educação Infantil (Creis) e representantes de Instituições de longa permanência de idosos. Quem tiver alguma dúvida sobre a nova gripe pode ligar para o telefone gratuito da SMS, que é o 0800 282 7959.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo