Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Iphaep aciona MPE para responsabilizar dono de prédio que desabou

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“O Iphaep tomará as providências jurídicas cabíveis, inclusive com encaminhamento de ofício ao Ministério Público Estadual, no sentido de que a Curadoria do Patrimônio Público tome as providências penais de determinar a responsabilidade criminal e judicialmente do proprietário, pela ação danosa ao patrimônio histórico e cultural de João Pessoa”. Foi o que revelou, nesta quarta-feira, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, ao falar sobre o imóvel da Praça Álvaro Machado, s/n., localizado no Varadouro, cuja parte de sua fachada lateral ruiu. A arquiteta Cristina Evelise, chefe da Divisão de Fiscalização, Infração e Multas do Iphaep, esteve no local e constatou: “a parte frontal também está sob risco de desabamento. Estamos pedindo, em caráter emergencial, à Defesa Civil do Município, o escoramento do prédio”.

O imóvel pertenceu a Victório R.S. Maia e, atualmente, encontra-se em espólio judicial. Foi sede do Hotel do Luso-Brasileiro, onde o escritor Mário de Andrade se hospedou, quando esteve na Paraíba, em 1928.  O terreno dos fundos está locado à uma oficina mecânica. Ele faz parte da lista dos imóveis em situação de risco, cujo documento foi elaborado, em 2006, pelos técnicos do Iphaep e da Comissão do Centro Histórico de João Pessoa e entregue às Defesas Civis da Prefeitura e do Estado e o Ministério Público Estadual.

Segundo este levantamento, havia 87 imóveis em situação de risco, com possibilidade de desabamento, no Centro Histórico da capital paraibana. “Hoje, devido às ações conjuntas do Iphaep e demais órgãos de preservação, este número caiu para 78”, afirma Damião Cavalcanti. “Deste total, 93 por cento pertence a particulares e somente 7 por cento é do Estado e da União”.

Segundo o diretor do patrimônio estadual, é do proprietário a obrigação de conservar e manter o imóvel. “A menos que haja um interesse imobiliário, os donos vêm respondendo às solicitações do Iphaep no sentido de restaurar seu bem. A ação do Instituto está sendo no sentido de ajudar, atuando como uma espécie de “corretor”, oferecendo o imóvel para que ele possa ser usado como sede de empresas, bancos e entidades e retorne à vida normal e urbanística da capital”.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas