Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Zé Luiz destaca investimentos da Prefeitura em saúde e cita repasses

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ao se pronunciar na reunião na Associação Comercial nesta sexta-feira (10), com os dirigentes de hospitais, CRM, Curadoria da Saúde, Promotoria da Infância da Juventude, entre outros, o vice-prefeito José Luiz Júnior disse que a administração Veneziano Vital está fazendo a sua parte com importantes investimentos na saúde e citou o fato da cidade estar ganhando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai tratar dos chamados casos de média complexidade.
 
Outra informação importante repassada pelo vice-prefeito e confirmada pelo secretário municipal de Saúde, José Lavaneri, dá conta que a Prefeitura repassa mensalmente cerca de R$ 650 mil ao Hospital Regional.
 
Esse montante, conforme o secretário, refere-se à parte da gestão municipal para que a unidade possa funcionar.
 
O secretário de Saúde destacou que a administração, quando assumiu o governo em 2005, encontrou a cidade com apenas 32 equipes do PSF e que hoje são 92: “Recentemente o prefeito sancionou Lei com melhorias salariais para médicos, odontólogos e outras categorias da saúde. Novas unidades de Saúde foram construídas e outras foram totalmente reconstruídas, como a da Bela Vista, da Liberdade, no Rocha Cavalcante, nas Malvinas, em São José da Mata, o novo Francisco Pinto, o Serviço Municipal, as melhorias no Isea, entre outras”
 
Lavaneri lembrou ainda que foi na gestão atual que os agentes comunitários de saúde e os Agentes de Combate às Endemias foram reconhecidos como servidores, já que antes recebiam mediante um contrato com as Associação de Moradores e citou ainda que na gestão Veneziano a administração foi retaliada pela gestão estadual passada, quando deixou de repassar à PMCG as verbas do Samu e da Farmácia Básica. “E isso foi regularizado na administração atual”.
 
Outras iniciativas da atual gestão, conforme o Secretário, dizem respeito à criação do Centro de Psiquiatria, o Cranesp (Centro de Referência em Atenção aos Portadores de Necessidades Especiais), o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e cinco Núcleos de Prevenção de Violência contra a Mulher. Foi ampliado o número de especialidades médicas oferecidas no Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro).
 
Na área de Saúde Mental, foram inauguradas Residências Terapêuticas e a Emergência Psiquiátrica, no Hospital Dr. Edgley, colocando o município como referência para o Brasil.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

imagem_2024-06-25_131911480-2

Juiz suspende reunião do PSOL que decidiria pelo apoio a Cartaxo

prefeito

Opinião: Atriz atua e não substitui responsabilidade social de gestor

onibus

Ônibus colide com poste no bairro dos Bancários, em João Pessoa

concurso-policial-penal

MPPB, secretarias e sindicato deliberam sobre concurso para policial penal

banheiro

Suspeito de estuprar mulher durante festa de São João em Santa Rita é preso nesta segunda

Dinheiro muito

Prazo para 16 ganhadores do Nota Cidadã resgatarem R$ 40 mil em prêmios termina dia 20

João Almeida, foto divulgação

Ex-vereador João Almeida está internado após cirurgia cardíaca

Programa Justiça 4.0

Programa Justiça 4.0 abre 35 vagas de trabalho

INSS na Paraíba

Servidores do INSS na Paraíba entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira

Celso Batista e Luciano Cartaxo

PSOL decide hoje se mantém pré-candidatura de Celso Batista ou apoia Luciano Cartaxo