Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Zé Katimba é homenageado na Câmara de Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Aconteceu ontem a entrega da medalha honorífica “Osmar de Araújo Aquino” ao sambista, cantor e compositor guarabirense, José Ignácio dos Santos – Zé Katimba. O artista foi homenageado pela Câmara Municipal de Guarabira – pela sua magnífica e exemplar história, tendo saído de sua terra natal (Guarabira) com dez anos de idade, levado por seus pais – um casal que sobrevivia da agricultura de subsistência na zona rural guarabirense – para tentar uma vida melhor no Rio de Janeiro, de forma que, vencendo preconceitos, ditadura, entre outros percalços sociais, retornou à sua terra natal, após 70 anos com o "matulão" recheado de prêmios por ter enveredado na carreira musical, no samba. 
 
Diversas personalidades, pessoas do povo e a imprensa se fizeram presentes à solenidade. As duas bancadas de vereadores participaram do evento, com exceção do vereador de situação Saulo de Biu, que por motivos superiores não pôde comparecer.
 
Dezenas de oradores renderam suas homenagens ao sambista. O vereador-presidente da Casa, Lucas Porpino, que foi o autor da propositura, abriu a sessão solene, lendo uma breve biografia do homenageado. Lucas reconheceu como é difícil um nordestino vencer no sul do país. Lembrou que o sambista foi o criador de uma das mais tradicionais escolas de sambas do Carnaval carioca – a Imperatriz Leopoldinense, e falou da importância de ganhar o estandarte de ouro do Sistema Globo de Comunicação, principalmente quando se é nordestino. Ele finalizou, parabenizando Zé Katimba e dizendo que passou a conhecer a história do mesmo através do livro do jornalista carioca Fernando Paulino, que também se fez presente à solenidade. “Parabéns conterrâneo Zé Katimba, seja bem vindo a esta Casa”, destacou.
 
Já o prefeito Zenóbio Toscano, articulador principal da vinda de Katimba a Guarabira, falou que o homenageado que recebe a maior comenda concedida pela Câmara de Guarabira, tem uma história que representa o homem nordestino, que o artista guarabirense é uma figura conhecida nacionalmente e internacionalmente, o que, é motivo de orgulho para todos os guarabirenses, pois a sua música está no mundo inteiro.
 
Zenóbio ainda destacou as agendas cumpridas por Zé Katimba, desde a última quinta-feira, dia em que o mesmo retornou à Paraíba. Que esteve também com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e com o governador Ricardo Coutinho. Anunciou que o sambista vai abrir, na próxima quinta-feira, o projeto musical, QTT – Quinta Tem Talento, na Praça João Pessoa, também conhecida como “Bambuluar”. “As homenagens que tem recebido, ele (Zé Katimba) irá levar para o Rio de Janeiro, as melhores impressões. Leve de Guarabira as melhores das impressões, pois esta terra sempre lhe receberá de braços abertos”, finalizou.
 
O homenageado, como em outros momentos, não segurou as lágrimas e mais uma vez tornou a se emocionar. Sendo aplaudido de pé pelo público presente, quando do contar da sua trajetória de vida. “Eu nunca tirei os pés da Paraíba, vocês sempre estiveram no meu coração”, disse.
 
Ele ainda falou que nunca foi matriculado em nenhuma escola, que venceu o preconceito – por ser pobre, negro e paraibano, além de ter sido um perseguido e preso político da ditadura militar. Ele agradeceu a todos pelo carinho e atenção que vem recebendo durante a sua estadia na Paraíba, inclusive ao prefeito Zenóbio e a deputada Léa, que segundo Zé, o casal lhe tratou como se fosse o artista, um verdadeiro irmão.
 
“Você pode correr atrás dos seus sonhos; quero dizer a vocês que sair daqui pobre e miserável, mas hoje tenho um coração muito rico de amor. Só o amor da nobreza de ter vocês de volta ao meu círculo… Estou muito feliz… Muito obrigado!” Concluiu o sambista, acometido de forte emoção.
 
No decorrer da solenidade, ainda fizeram o uso da palavra, os vereadores Armando Mallaguty, Marcos de Enoque, Jáder Filho, Bica, Michelle Paulino, Adriana de Severo e Gerson do Gesso; o cordelista Márcio Bizerril; o articulista artístico Ademir Leal; o jovem universitário Tiago; os radialistas Marcos Andrade e Mary Evans; e os cantores guarabirenses Sandoval e Artur Neto – este último repetiu o tributo que fez ao sambista, como ocorreu na última sexta-feira, dia em que o carnavalesco concedeu uma coletiva à imprensa local, quando Neto compôs e ao mesmo cantou que Zé Katimba é nada mais e nada menos do que o “Diplomata do Samba”.
 
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023