Zé Dirceu almoça com Maranhão e diz que não há imposição de vice

Uma conversa aberta e entre amigos. Assim classificou o ex-ministro José Dirceu (PT) após encontro de quase quatro horas com o governador José Maranhão (PMDB), neste sábado, 10. O petista, que veio ao Estado para participar do Encontro Estadual do PT, afirmou que o apoio do partido ao PMDB está garantido. “As próprias votações que já aconteceram no encontro indicam que nós vamos continuar com a aliança que já temos”.

Ele deixou claro que não existe nenhuma imposição, por parte do PT, para que a legenda ocupe a vaga de vice na chapa para as eleições deste ano. José Dirceu afirmou que essa questão deverá ser conduzida sob a liderança do governador José Maranhão. “Trata-se de uma aliança. O PT tem uma reivindicação de manter a presença na chapa majoritária, de preferência com a vice”.

O governador José Maranhão confirmou que não existe imposição por parte do PT para ocupar a vice, mas sim um diálogo permanente entre os dois partidos. “Nesse ponto, nos parecemos muito. Trabalhamos dentro de uma equação democrática, de discutir e ver dentro das estratégias, o que é melhor para a nossa aliança PMDB-PT”, destacou o peemedebista.

E reforçou: “O apoio do PT é fundamental até porque já temos uma aliança. O PT é governo na Paraíba, oferecendo uma contribuição valiosa, seja porque tem o vice-governador (Luciano Cartaxo), seja porque integra os quadros administrativos, através de vários secretários que têm uma atuação efetiva”.

O ex-ministro disse que essa questão da participação na chapa majoritária precisa ser trabalhada de acordo com os interesses da eleição, da vitória. “O PT tem sua reivindicação, mas sabe que isso tem um ritmo”. Ele afirmou que o momento agora é de se discutir a formação de um conselho político e de um projeto de governo. 

Dirceu declarou ainda ser o governador Maranhão amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós já temos uma relação de muito tempo. Já no segundo turno em 89, Zé Maranhão votou em Lula. É um amigo do presidente, que o recebe como amigo, além de um companheiro de jornada de um projeto político nacional”, disse.

Ressaltou que o governador e o PT não estão envolvidos apenas em uma disputa eleitoral, em uma eleição para governador ou presidente. “Estamos envolvidos em um projeto político que ele (Maranhão) sempre lutou e houve esse reencontro do PT e PMDB. Ele lembrava que é a primeira vez que vai apoiar o PT e a ministra Dilma, com o PMDB apoiando já que ele sempre foi uma voz discordante que puxava o PMDB para perto do PT”, explicou o ex-ministro.

Ele complementou: “Maranhão não é um companheiro de primeira viagem. Nós temos estrada juntos nessa luta”. José Dirceu aproveitou para fazer um apelo aos petistas da Paraíba para que mantenham a unidade. “Com a decisão tomada, nós temos de marchar juntos porque essas são as regras da democracia. A maioria decide e todos acompanham”.

Para Maranhão, o encontro serviu para reforçar a amizade e o companheirismo entre os dois partidos, além dos objetivos comuns “que não eventuais, mas acontecem há tempos”. Disse que a vinda de José Dirceu a Paraíba é algo para celebrar. “Hoje me sinto feliz por meu partido ter assumido oficialmente uma posição que nós, como dissidência, já assumimos há muitos anos”.

Ao ser perguntado sobre em qual palanque a ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República, irá subir na Paraíba, Dirceu explicou que não se pode recusar o apoio político do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), pré-candidato ao governo do Estado. Agora, subir no palanque é outra questão, já que Ricardo tem como aliados DEM e PSDB, adversários do PT e que têm um candidato à presidência, o tucano José Serra.

Após almoçar com o governador Maranhão – o encontro contou também com as presenças do deputado estadual Rodrigo Soares (presidente estadual do PT), Frei Anastácio, Anselmo Castilho, Giucélia Figueiredo e do vice-governador Luciano Cartaxo – José Dirceu embarcou para a Bahia, onde era aguardado pelo governador Jaques Wagner (PT).

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.