Vox Populi: Dilma sobe e fica a três pontos de Serra

Veio à luz neste sábado (3) uma nova pesquisa eleitoral. Foi feita pelo Vox Populi. Traz dados diferentes da sondagem do Datafolha, divulgada há seis dias.

Tomado pelo Vox Populi, José Serra dispõe de 34% das intenções de voto. Lidera, mas Dilma Rousseff, com 31%, vem na sua cola.

Nessa nova pesquisa, a diferença entre os dois é de escassos três pontos percentuais. Quase nada se considerada a margem de erro: 2,2 pontos.

O Datafolha atribuíra a Serra um percentual um pouco maior: 36%. E acomodara Dilma em patamar bem abaixo: 27%. Diferença de nove pontos.

Os dois institutos divergem também quanto ao movimento dos candidatos. No Datafolha, Serra subira quatro pontos. Dilma descera um.

No Vox Populi, Serra mantém o mesmo percentual que amealhara em janeiro. E Dilma é quem sobe quatro pontos.

As divergências, por expressivas, não podem ser escamoteadas pela maleabilidade estatística. Alguém errou.

Se tivesse de optar por um dos institutos, o signatário do blog ficaria com o Datafolha, dono de histórico que o recomenda.

A propósito, vão abaixo duas notas veiculadas, também neste sábado, na seção Painel, editada pela repórter Renata Lo Prete, na Folha:

Prancheta 1: Chama a atenção, no questionário de pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial com campo em 30 e 31 de março, a inclusão de pergunta relativa aos cargos que os candidatos já ocuparam, quebrando o fluxo das respostas espontânea e estimulada sobre intenção de voto. Esse tipo de procedimento é conhecido por distorcer resultados.

Prancheta 2: Para completar, as opções diante do nome de José Serra (PSDB) estão incompletas. Há apenas "governador" e "governador de São Paulo".

 

 

Blog de Josias de Souza

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.