Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vitalzinho se preocupa com obesidade no Brasil e quer medidas preventivas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) defendeu nesta quarta-feira (05) que a presidente Dilma Rousseff (PT) adote medidas para conter o aumento no número de mortes no Brasil ocasionadas por doenças relacionadas à obesidade. Ele sugeriu a adoção de programas de enfrentamento da obesidade, “com propostas de ações desenvolvidas por diversas áreas do governo, que deverão incluir, além da Saúde, os ministérios dos Esportes e o da Educação”.

Vitalzinho disse que o Congresso Nacional tem a obrigação de regulamentar leis que adotem medidas para coibir os alimentos muito calóricos e gordurosos nas estruturas públicas, “evitado que escolas e hospitais tenham em seus cardápios alimentos que propiciem o desenfreado problema que começa na infância, passa pela adolescência e consomem os adultos”.

Vitalzinho citou estudos segundo os quais o Brasil, se não adotar medidas urgentes, atingirá o mesmo padrão de obesidade da população dos Estados Unidos, em 2022. “Além de favorecer a diabetes, a obesidade também é considerada fator de risco para alguns tipos de câncer, outra doença cujo índice de mortalidade aumentou 4% no País entre 1995 e 2007, cujas causas se dão exclusivamente pelo envelhecimento e sedentarismo da população”.

Estruturação e novas leis
– Ele pediu que o governo da presidente Dilma atue de forma eficaz no combate dessa preocupação nacional, “aparelhando adequadamente serviços de saúde dos estados e criando leis que visem proibir e/ou coibir que crianças e jovens sejam induzidos a consumir os pseudo saborosos, calóricos e gordurosos alimentos”.

Para Vitalzinho, esses argumentos são necessários por uma questão de saúde pública, vez que estamos ligados a estatísticas que comprovam esse desenfreado problema que vem vitimando os brasileiros. “Proponho um amplo debate sobre esse problema e seus malefícios, tema de extremo interesse dos brasileiros, que sofrem vendo seus filhos e parentes morrendo por causa da morbidez da gordura no organismo”.

Ele concluiu alertando para o fato de o problema da obesidade já atingir o Brasil “de forma preocupante”, provocando reflexos nas estatísticas de mortalidade. “O Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamente associada ao aumento de peso, é a terceira causa de mortalidade no Brasil, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou do coração. Em 2005, ela ocupava o quarto lugar neste mesmo ranking”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina