Vitalzinho reúne bancada da PB para definir emendas ao IFPB

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reuniu na manhã desta quarta-feira (06) os membros da bancada da Paraíba no Congresso Nacional com o objetivo de definir a destinação de emendas parlamentares para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O encontro ocorreu na Presidência da Comissão Mista de Planos e Orçamentos (CMO).

Na oportunidade, o Reitor do IFPB, João Batista apresentou ao presidente da CMO, Vital do Rego, e aos demais parlamentares presentes, o plano de expansão do instituto. Segundo ele, o IFPB conta com 9 campi distribuídos de forma a contemplar 11 das 12 regiões Geo-administrativas paraibanas. O plano inclui outras 6 unidades, localizadas nos municípios de Guarabira, Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó.

Sobre a importância de novos cursos de licenciatura, o Reitor emitiu um dado alarmante. Segundo ele, “se até 2016 não investirmos em professores, faltarão profissionais licenciados para lecionar as ciências exatas”.

Tratando das perspectivas para os próximos anos, Vital ressaltou a importância de atender as demandas da educação. “A Paraíba só sai dos indicadores sociais precários com investimentos pesados na educação, a partir do momento em que a bancada se mobiliza e se compromete a destinar emendas para a implantação dos campi. Com isso, adiantamos o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

Iniciativa louvável
– A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) elogiou a iniciativa de reunir os membros da bancada em prol da educação paraibana. “É interessante observar a coesão e a união da bancada. Todos sabemos que são prioridades no país os investimentos em saúde e educação e iniciativas nesse sentido tem todo o meu apoio”.

O Senador Wilson Santiago (PMDB-PB) também demonstrou apreço pela iniciativa de Vital do Rêgo.  “Temos que parabenizar o Senador Vital, Presidente da CMO, pela idéia de unir os pensamentos que interessam à Paraíba em todos os setores. Fortalecer os programas de qualificação profissional, dar importância à ampliação dos cursos dos institutos federais e promover a interiorização das instituições, objetivando o alcance mais satisfatório do povo, são esforços muito nobres”, disse.

O Senador Vital do Rêgo mostrou-se satisfeito com a coesão de intenções dos parlamentares. “Espero ver a bancada cada vez mais unida e mais forte. Somos um partido: o partido da Paraíba e estamos todos compromissados com o desenvolvimento do Estado. Cada um de nós defende uma ala geopolítica e todos temos nossas demandas. Cada deputado pode assumir, através de suas emendas individuais, um desses campi”.

Participaram também da audiência os prefeitos de Alagoa Nova, Kleber Moraes (PMDB-PB); Cajazeiras, Carlos Rafael (PTB-PB); e Monteiro, Edna Henrique (PSDB-PB); além dos Deputados Federais Nilda Gondim (PMDB), Luis Couto (PT-PB), Efraim Filho (DEM-PB), Manoel Junior (PMDB-PB), Wilson Filho (PMDB-PB), Hugo Mota (PMDB-PB), Benjamin Maranhão (PMDB-PB), Ruy Carneiro (PSDB-PB) e Damião Feliciano (PDT-PB); os Senadores Cícero Lucena (PSDB-PB), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Benedito de Lira (PP-AL), além do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB-PB).

Ao final do encontro, o Reitor João Batista se comprometeu em elaborar um relatório com as informações relativas às  necessidades da instituição, que será repassado aos parlamentares para que estes possam definir a destinação de suas emendas conforme as demandas da instituição.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.