Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vitalzinho quer que governo vote PEC 300 e Emenda 29 ainda este ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) afirmou nesta quarta-feira (15) que o Congresso Nacional tem o “dever moral” de dar uma satisfação à sociedade brasileira, votando duas matérias importantes que teriam um impacto extremamente positivo para o país: a PEC 300 e a Emenda Constitucional n.º 29. As duas matérias, segundo Vitalzinho, “se arrastam” no Congresso, aguardando votação.

Ele lembrou que a PEC 300 é um projeto que garante um benefício direto aos policiais e bombeiros militares e daria um grande impulso na questão da Segurança Pública, pois iria melhorar, sobremaneira, a questão salarial das categorias ligadas ao setor. Já a Emenda 29 define os percentuais que cada governo – federal, estaduais e municipais – deve investir em Saúde. “Segurança Pública e Saúde são dois temas que precisam, urgentemente, de um debate nesta Casa”, disse ele.

Para Vitalzinho, o Congresso não poderia encerrar o ano de 2010 sem apreciar estas matérias. “Eu vejo que caberia ao Congresso Nacional responder à nação com estes dois temas, a PEC 300 e a Emenda 29, ainda este ano. O problema é que as votações estão ocorrendo, no Congresso, num clima de ‘deixa a vida me levar’”, afirmou.

Ele lembrou que as votações, neste final de legislatura, só estão ocorrendo por força de acordos entre as bancadas. Por isso, se faz necessário a definição de um acordo que inclua a PEC 300 e a Emenda 29. “O problema é que se os parlamentares não fizerem o acordo a obstrução é forte e o governo não tem números na Casa para fazer maioria qualitativa. Então, ele tem que recorrer ao acordo. E o acordo, a preço de hoje, é a votação de uma matéria por dia, mas sempre Medida Provisória ou Decretos”.

Segundo Vitalzinho, não há indicação de que estas duas matérias estejam para ser pautadas ainda este ano, o que requer uma atuação forte dos líderes em torno das proposituras. “Matérias como a PEC 300 ou a Emenda 29 não estão pautadas, pois o Congresso está vivendo um momento de temperatura ‘morna pra fria’ e a gente tem estes dois temas que precisam ser pautados”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais