Vital vai defender criação de Esquadrão Especializado em Guerra Urbana

O deputado federal e senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) afirmou nesta segunda-feira, 6, que, no Senado Federal, vai defender que as Forças Armadas criem um Esquadrão Especializado em Guerra Urbana. Segundo ele, as experiências exitosas da atuação das Forças Armadas no Haiti e no conflito do Rio de Janeiro comprovam a eficácia que um esquadrão como o que será proposto pode obter.
 
“Eu defendo que as Forças Armadas tenham um pelotão especializado em guerras urbanas, considerando o êxito obtido no Haiti e na operação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. O que nós estamos vendo no Rio é uma ação enérgica e eficaz e nós precisamos começar a colocar as Forças Armadas para trabalhar na questão das drogas”, disse ele.
 
Vitalzinho lembrou que os soldados que foram para o Haiti foram treinados para uma situação parecida com a que vemos hoje no Rio de Janeiro. “A atuação dos soldados brasileiros no Haiti e no Rio de Janeiro são dois exemplos que podem, muito bem, ilustrar a eficácia que o Esquadrão, uma vez criado, terá, na atuação em conflitos urbanos”.
 
Tráfico na fronteira – Vitalzinho disse que, ainda como deputado federal, vai procurar o Ministério da Defesa e iniciar o debate sobre o tema. “A droga é a grande responsável pela violência. Então, considerando que a maior parte da droga vendida e consumida no país vem de fora, temos que começar a atuar mais enérgica e eficazmente nas nossas fronteiras, pois, quando se fala em tráfico de drogas, há a necessidade de um combate internacional”.
 
Ele lembrou que, atualmente, o país tem dificuldades para vigiar a sua fronteira, o que poderá ser amenizado com a criação do esquadrão. “Nós temos milhares de quilômetros de fronteiras e não conseguimos fiscalizar toda a sua extensão. Por isso, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, em seus contextos de treinamento, devem criar um Esquadrão Especializado em Guerra Urbana, para que, em situações como esta que estamos vendo no Rio, possamos contar, extraordinariamente, com as Forças Armadas”.
 
Para tanto, Vital Filho disse que será necessário alterar a Constituição Federal. “Com o esquadrão, o traficante vai ver que, para atuar, vai ficar muito mais difícil. Se nós vimos a eficácia dos homens, com seus tanques e blindados, invadindo o Complexo do Alemão e agindo de forma eficaz, vemos, também, que sempre que há esta necessidade é uma luta para chamar as Forças Armadas, por conta das limitações constitucionais. Para a criação desta novo esquadrão, na qualidade de Senador, vamos propor alterações na Constituição, para que se possamos, legalmente, interferir nas guerras urbanas”.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.