Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital recebe Maurício de Sousa e Mônica em seu gabinete

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Maurício de Sousa esteve, na tarde desta terça-feira (1), no gabinete do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ocasião para a qual levou duas de suas criações: a filha, Mônica de Sousa, e a personagem homônima. A reunião teve por objetivo o debate sobre a  disseminação das produções culturais do Brasil em território internacional, com enfoque no lazer e na educação.
 
Chegando ao gabinete, o quadrinhista e sua célebre filha notaram a estatueta de um sanfoneiro, oriunda do município de Sousa, na Paraíba, e Mônica explicou que sua avó materna é do município. “Sousa é o registro mais fiel da presença de animais pré-históricos no Brasil, e nós conseguimos preservar os sítios com a destinação de verba de emendas parlamentares”, contou o parlamentar.
 
“Então tem pegadas de dinossauro e o dedo de sua intervenção,” brincou Maurício.
 
Tratando a situação da produção nacional de produtos da indústria de entretenimento, o parlamentar, na condição de admirador da trajetória do quadrinhista, lembrou o contato que teve com quadrinhos na infância. “O Brasil tem o seu projeto como vetor da nossa cultura em cenário internacional. Eu me lembro que uma das minhas maiores frustrações, quando eu era criança, era contar com a história dos índios americanos nos gibis enquanto nada se falava dos índios da minha terra.”
 
Hoje, o mercado brasileiro de quadrinhos representa 86% da tiragem total.
 
“Em tudo que eu puder trabalhar para, dentro do âmbito de minha função legislativa, reforçar a valorização da nossa cultura pátria, dos nossos produtos e artistas, eu estarei disposto,” afirmou Vital. Quando deputado, Vital do Rêgo foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, que, entre outras competências, legisla sobre a área de áudio-visual relativa à canais pagos. Enquanto relator da "Nova Lei da TV por Assinatura", Vital procurou favorecer a indústria nacional pela relatoria do projeto, hoje na forma da lei 12485/2011. Em vigor, a lei redefiniu os parâmetros do capital estrangeiro em concessionárias de telecomunicações impostas ao Serviço de TV a Cabo, dando mais espaço à produção nacional, valorizando nossas cotas. “Hoje, quando eu vejo o avanço do cinema nacional, quando vejo os canais pagos acatando o conteúdo brasileiro, me sinto recompensado por todo aquele esforço,” contou o Senador.
 
“Isso é muito importante, porque os artistas brasileiros estavam saindo daqui pela falta de espaço para a produção de desenho animado, e agora esse movimento tem invertido,” observou Mônica.
 
Por fim, Maurício de Sousa autografou gibis para Vital do Rêgo, que pediu dedicatória para os filhos. O parlamentar firmou compromisso na luta pela disseminação dos produtos culturais brasileiros.  “Vocês são personagens da história do Brasil. Você [Maurício] povoou os sonhos de inúmeras crianças, entre as quais me incluo até hoje. A Mônica tem uma personalidade muito forte,” afirmou o senador.
 
“Qual das Mônicas?” cortou o quadrinhista, puxando risadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira