Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital pede aumento de pena para crimes contra a administração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) solicitou a inclusão na Ordem do Dia do Plenário do Projeto de Lei n.º 4800/2001, que altera os artigos 312, 313 e 317 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), aumentando a pena de reclusão para crimes contra a administração pública. O objetivo, segundo ele, é ampliar o prazo prescricional contido no artigo 109, que regula a prescrição dos crimes pelo máximo da pena privativa de liberdade.
 
O Projeto de Lei n° 4.800 foi apresentado na Câmara no ano de 2001, pelo deputado Custódio Mattos. A matéria prevê o aumento do prazo prescricional em crimes de peculato, ao estender a pena para 20 ou 12 anos, dependendo da tipificação do crime praticado; de concussão para 8 anos; bem como os crimes de corrupção passiva para 12 anos.
 
Vital Filho destacou que o Projeto também prevê, na ocorrência dos crimes, capitulados nos Arts. 312, 313, 316 e 317 do Código Penal, a redução da pena de um a dois terços “do co-autor ou participante que revelar à autoridade policial ou judicial a trama delituosa”. Segundo Vital, a iniciativa visa dificultar a ocorrência da impunidade de crimes praticados contra a administração pública geral por funcionário público, notadamente, peculato, concussão e corrupção passiva.
 
Ele lembrou que é do reconhecimento de todos a morosidade da tramitação dos processos criminais, sempre sujeitos a interposição de medidas protelatórias de defesa. “Isso resulta na extinção de punibilidade do acusado, em razão do decurso do prazo de uma prescrição”, lembra.
 
O deputado paraibano disse ainda que a matéria acompanha as inovações introduzidas na lei dos crimes contra o sistema financeiro e a ordem tributária, possibilitando ao co-autor de crimes ou ao seu participante, redução da pena prevista, na ocorrência de sua contribuição espontânea com as investigações.
 
O Projeto de Lei 4800/2001 recebeu parecer favorável, pela constitucionalidade e juridicidade, acolhendo a técnica legislativa e o mérito, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena