Vital garante construir Canal do Sertão e barragem do Espinho Branco

 Ao participar do debate na tarde deste sábado (06), transmito pela Rádio Espinharas de Patos, o candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentou um conjunto de propostas que pretende colocar em prática a partir de 1º de janeiro de 2015, como forma de levar desenvolvimento ao Estado, nas áreas de educação, recursos hídricos, segurança pública, saúde e política de sobrevivência com a seca. 

Em sua apresentação, o candidato peemedebista  relembrou de alguns dos benefícios implantados em Patos como resultado de sua atuação  parlamentar, a exemplo do Canal do Franco já inaugurado, o Teatro Municipal e o Aeroporto Regional da cidade o qual está sendo construído.
 
Ao abordar esse tema da segurança hídrica do estado, Vital garantiu a construção do Canal do Sertão e a construção da Barragem do Espinho Branco em Patos, este último, já incluído no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC 3).
 
A Barragem do Espinho Branco segundo Vital, tem o objetivo de regularizar de vez a questão do abastecimento em Patos e Pombal. “É uma obra esperada desde o governo de Getúlio Vargas e nós vamos fazer com a apoio da presidente Dilma e do deputado Hugo Mota” disse.
 
Ao alertar para o perigo que a Paraíba enfrenta de sofrer um “apagão hídrico”, Vital também garantiu a construção do Canal do Sertão que ajudará a resolver o problema de abastecimento de água na região. 
 
Ele lembrou que a solução definitiva para esse problema que castiga o sertanejo, será a transposição das águas do Rio São Francisco. Enquanto o projeto do governo federal não é concluído, Vital defendeu a construção do Canal do Sertão, que nascerá nas cabeceiras das Espinharas e percorrerá várias cidades, até chegar ao Planalto da Borborema, possibilitando a irrigação de toda região das Espinharas. “Nós vamos fazer um verdadeiro vale entre a cidade de Patos até o Planalto da Borborema ajudando o homem do campo a conviver com a escassez de água. Isso é desenvolvimento” afirmou.
 
O senador e candidato ao governo lembrou que hoje na Paraíba, a solução para matar a sede dos paraibanos tem sido paliativas como a distribuição de água por meio de carros pipas. Conforme explicou Vital, o Canal do Sertão vai resolver esse problema de vez levando desenvolvimento ao interior paraibano.
 
 “ São obras estruturantes para que o homem do campo possa conviver com essa dificuldade. Investir na irrigação é a solução. Hoje existem mais de 50 mil hectares de terra podendo ser irrigáveis na Paraíba” observou.
 
Ainda dentro do tema de recursos hídricos, Vital defendeu a política de perfuração de poços onde o solo permitir além de buscar aumentar o volume da armazenamento dos reservatórios paraibanos que hoje se encontram com menos de 25% de sua capacidade.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.