Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vital do Rego defende reforma na saúde pública para baratear medicamentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está defendendo uma mudança no sistema de saúde pública brasileiro para proporcionar um barateamento nos custos, produção e valores dos medicamentos vendidos no Brasil. Foi durante comentários obre o encontro dos ministros da Saúde do Brasil, da Rússia, Índia, China e África do Sul, que integram o (Brics) e estão articulando mudanças na legislação que envolve os medicamentos e as patentes visando a ampliação ao acesso a remédios nesses países.

 
Vital lembrou que, ao longo de sua vida pública, vem defendendo uma ampla reforma no setor de saúde pública, para que ele se torne mais eficiente e igualitário, no curso dos próximos anos. O Senador destacou que o objetivo do encontro é baratear os custos, a produção e os valores cobrados dos consumidores.
 
“Uma das propostas é a redução das barreiras a patentes e à aprovação de remédios na Organização Mundial da Saúde. Porém, é necessário definir a padronização, as diretrizes, os registros nacionais, além dos modelos de inspeção e fiscalização de fábricas. É preciso que a classe política e, sobretudo, que a sociedade se mobilizem para que possamos oferecer condições cada vez mais adequadas e ágeis de distribuição desses medicamentos”, afirmou Vital do Rêgo.
 
Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo das propostas é “baratear” os valores nos sistemas públicos. Ele acrescentou que o acesso universal a tratamentos de doenças infecciosas e não transmissíveis é um desafio que motiva a proposta. Outro foco, segundo Padilha, é a incorporação de tecnologia pelas indústrias farmacêuticas.
 
O senador Vital relatou ainda que após o encontro pretende se reunir com o ministro para debater os assuntos tratados na Brics, como também o andamento da autorização e oficialização pelo Ministério da Educação e Conselho Nacional de Saúde do curso de Medicina da Universidade que fica no campus de Cajazeiras.
 
SUS – Vital já propôs uma ampla reforma no Sistema Único de Saúde (SUS), por avaliar que o artigo 196 da Constituição, que começa dispondo que “a saúde pública é direito de todos e dever do Estado”, pode ser melhor aplicado no país, com uma melhor redistribuição dos seus recursos para as 5 regiões que o compõem. Em concordância com o senador peemedebista o presidente do sindicato dos médicos de Campina Grande o médico Eliomar Menezes, disse que o Nordeste precisa de uma melhor repactuação na distribuição dos recursos do Serviço Único de Saúde (SUS).
 
Eliomar cita recente pesquisa do IBGE sobre o setor, mostrando que dos 431 mil leitos hospitalares públicos e privados do Brasil, 54% estão na região Sudeste, ficando o Nordeste com apenas 19%. “Vital será nossa voz em Brasília, pois o Nordeste, e especialmente a Paraíba e Campina Grande, que atende sozinha mais de 1 milhão de pacientes, precisam muito de mais verbas e estrutura”.
 
No mesmo âmbito a secretária de saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros relatou que por ser médico o senador Vital do Rêgo pensa de forma mais humana nos assuntos referentes à Saúde, pois tem conhecimento de causa. “Um dos abismos ainda existentes no Nordeste é o pequeno número de UTI’s neonatal, em comparação à quantidade existente no Sudeste do país. Sobre isso sei que poderei contar com o Senador na busca por uma equidade maior de recursos para nossa região”, destaca Tatiana.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB