Vital avalia Dilma e elogia avanços nas relações institucionais

Para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a chefe de Estado teve um bom começo nesses primeiros 12 meses de gestão. "Ela está inegavelmente fazendo um bom governo", avalia. "Tivemos um surto de inflação, mas isso está controlado. Dilma conseguiu também fazer maioria no Congresso Nacional. Isso é importante para governar".

 
Apesar disso, o senador acha ainda pouco produtivo a atuação do atual governo na política externa. Apesar de momentos marcantes, como o primeiro discurso de Dilma na Assembleia Geral das Nações Unidas, o senador peemedebista considera que esse ano o Brasil terá mais visibilidade lá fora. "O Brasil não teve o protagonismo esperado no último ano", resume.
 
Já o ponto forte, na opinião dele, foram as relações institucionais. Para o parlamentar, a presidente consolidou uma boa relação com os poderes Legislativo e Judiciário e também com as instancias dos poderes executivos. É a essa boa relação que ele credita que aos poucos está se dando continuidade as reformas política e tributária.
 
Sobre a área social, Vital avalia que o Programa Minha Casa, Minha Vida tomou o lugar do Bolsa Família como protagonista na área. Para o professor, os investimentos em habitação foram bem colocados e devem permanecer nos próximos anos. "É o governo que está mais fazendo nessa área de habitação popular, que é um problema social gravíssimo", observa.
 
O balanço do senador, ao fim do primeiro ano de governo, é o de que Dilma avançou em temas polêmicos como o Código Florestal, fortalecendo as instituições. “Neste ano acredito que vamos avançar em muito em diversas áreas. Com certeza a presidente contará com uma bancada forte e unida no Congresso Nacional na aprovação de matérias que façam o Brasil se desenvolver ainda mais”.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.