Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vita promete pagamento de 13º e acusa TCE de descumprir LRF

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mafalda Moura

O secretário da Controladoria Geral do Estado, Roosevelt Vita, em meio a muitas reclamações com a imprensa, negou hoje em entrevista no inicio da tarde no Palácio da Redenção as informações segundo as quais o Estado não teria dinheiro para pagar os salários dos servidores e assegurou que o calendário de pagamento do estado nunca foi descumprido na administração de José Maranhão (PMDB).
 
– O que aconteceu foi à divulgação de um factóide pela imprensa sobre não ter recurso para pagamento da folha de dezembro e do décimo terceiro. O governo Maranhão nunca descumpriu o calendário que foi distribuído no inicio da sua administração diferentemente de outros gestores que tomava empréstimos em nome de servidores para pagar a folha”, disse ele.

E mandou um recado aos servidores:
 
– Podem ficar despreocupados, servidores e o comércio, dia 25 de dezembro todos receberão, pois os recursos estão na conta.
 
Sobre a transição do secretário disse que seus adversários estão muito apressados em antecipar a posse do governador eleito, mas que ninguém procurou José Maranhão para nada.
 
– Políticos que sonegaram dois anos de Maranhão querem antecipar a posse em dois meses do governador que foi eleito. O governador não foi procurado por nenhuma equipe de transição, mas se procurarem serão bem vindos.
 
Roosevelt disse ainda que a Secretaria de Controle disponibiliza para qualquer pessoa, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal do artigo 29 ao 40, informações sobre as finanças do estado. Ele citou ainda o portal da transparência.
 
– Se quiserem saber é só perguntar. A secretaria disponibiliza para qualquer pessoa de acordo com a Lei de responsabilidade Fiscal.

Irritado com as perguntas de alguns repórteres, Vita não poupou "foras" na entrevista. Quando foi indagado sobre o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, ele disse:

– A senhora talvez não saiba que quem mais desrespeita [a LRF] é o Tribunal de Contas do Estado.

– Mas, o senhor fala pelo Governo e não pelo TCE – devolveu a repórter.

– Se a senhora tem procuração de algum órgão, me desculpe, eu tenho obrigação de falar no geral porque a Controladoria controla os gastos e todo mês publica os gastos gerais. O TCE só tem direito 0,9% da Receita Líquida Corrente e gasta 2,2%. A transgressão é muito mais relevante proporcionalmente. O TCE, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público. Essa realidade é decorrente da queda da receita e não do aumento do número de cargos nem de cargos em comissão. Ela vem da crise econômica e da retirada de R$ 480 milhões pelo governo federal quando concedeu a isenção total da linha branca e retirou do ICMS dos veículos automotivos, a maior receita dos Estados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente