Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Veterinários do Centro de Zoonoses testam animais em Itaporanga

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Veterinários do Centro de Zoonoses do Município de Itaporanga realizaram, na última sexta-feira (7), uma testagem rápida para diagnóstico do calazar nos animais beneficiados pelo Projeto Alimentando os Pets, implementado no Fórum João Espínola Neto pelo juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto. Dois cães foram diagnosticados com a doença e estão em observação no Centro de Zoonoses, aguardando o resultado definitivo.

De acordo com o juiz Antônio Eugênio, a testagem contou, também, com a ajuda de bombeiros e dos vigilantes do Fórum. “A aplicação dos testes foi bastante difícil e, por isso, precisamos de toda a ajuda possível. Infelizmente, dois cachorros foram detectados com o calazar e levados ao Centro de Zoonoses pelos bombeiros. Eles estão em observação. Os animais do projeto também serão vacinados posteriormente”, afirmou.

Os veterinários Radmacyo Gomes e Luana Figueiredo são os integrantes da equipe do Centro de Zoonoses que dão suporte ao projeto. De acordo com Radmacyo Gomes, foi coletado sangue nos dois animais e, em seguida, o material foi encaminhado ao Lacen para análise. “Estamos aguardando o diagnóstico definitivo do calazar. Caso seja positivo, os animais serão sacrificados, conforme protocolo. A doença não tem cura clínica e o tratamento, embora existente, é ainda mais difícil no caso de animais de rua, que podem transmitir para outros animais”, explicou.

Para o veterinário, o projeto implantado na unidade judiciária é importante, já que a cidade conta com grande quantidade de cães e gatos que vivem nas ruas. “O Centro de Zoonoses não tem condições de abrigar todos estes animais e, além disso, é um local específico para tratar bichos doentes. Ou seja, não temos como recolher os saudáveis. Eles precisam de alimentação e atenção e é isto o que o projeto propõe”, afirmou, acrescentando que, por ser no entorno do Fórum, que dispõe de câmara de segurança, os moradores ficam inibidos e deixam de abandonar animais para serem atendidos pelo projeto.

“O mais preocupante no caso dos animais de rua é o calazar, porque pode passar a doença para o ser humano. No mais, nós fazemos o suporte técnico, com a avaliação nutricional e diagnóstico de verminoses e carrapato. Caso adoeçam por outro motivo, damos suporte com medicação. Nosso acompanhamento se dá dessa maneira”, salientou o veterinário Radmacyo Gomes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente