Os vereadores de João Pessoa retomaram hoje uma discussão que no passado foi infrutífera. Dois deles: João Corujinha (PSC) e Edson Cruz (PP) apresentaram uma proposta segundo a qual as vagas no estacionamento do Mangabeira Shopping , ainda em construção, não seriam cobradas. Os dois parlamentares foram à tribuna para defender o projeto, que já recebeu apoio de vários colegas.
"Essa gratuidade já existe em um shopping de Natal. Aqui em João Pessoa, há um shopping no Centro da capital que não cobra estacionamento aos domingos e nós entendemos que o Shopping Mangabeira foi construído em parceria com os movimentos sociais e a maioria da bancada da Câmara apoiou. Ele é diferenciado dos demais porque ocupa área pública e foi objeto de uma permuta. Nada mais justo que dar gratuidade no estacionamento. Se é legal ou não nós vamos discutir depois. Se no domingo se pode franquear o estacionamento, pode ser feito todo dia", disse Edson Cruz.
Os vereadores criticaram o fato de outros estabelecimentos privados como a Faculdade Maurício de Nassau, o Hospital da Unimed e os demais shoppings cobrarem pelo estacionamento, uma vez que os clientes já arcam com mensalidades para ter acesso aos serviços e produtos oferecidos em cada um.
No passado, contudo, projetos semelhantes ao que Corujinha e Edson apresentaram já foram arquivados por inconstitucionalidade. O argumento que prevaleceu é de que a iniciativa privada é livre para decidir a maneira de gerir o empreendimento.